De que forma o acesso à Internet afeta o consumo cultural?
Voltar para o início
Programa
A cultura digital pode ser compreendida como um conjunto de novas práticas sociais que geram formas de sociabilidade em rede altamente influentes da dinâmica contemporânea de produção e consumo cultural.
Para que se possa compreender de que maneira essas práticas acontecem é preciso entender formas de observá-las no espaço da rede, os diferentes modos como se dão a partir das tecnologias de socialização das mídias sociais. Uma vez compreendendo como esses fenômenos acontecem, é possível avançar na compreensão dos impactos gerados na produção e no consumo cultural.
É característico desse conjunto de práticas novas formas de produção, circulação e consumo da informação, gerando dinâmicas novas de leitura, escrita, percepção de imagem e vídeo.
Seja por meio do estabelecimento de conexões entre documentos, pela forma de se comunicar a partir das mensagens instantâneas, pelo modo de organização da temporalidade ou pelos modos de cálculo de relevância dos algoritmos contemporâneos, essas novas práticas sociais produzem efeitos e constituem a dinâmica de sociabilidade das redes sociais nas quais vivemos.
A palestra irá abordar conceitualmente como essas práticas se dão por meio da análise de exemplos e estudos de caso de consumo e produção cultural contemporâneos.
Abordará metodologicamente como analisar seus efeitos e perceber suas novas formas de manifestação, com base em recentes pesquisas como "Cultura nas Capitais" (2018, JLeiva) .
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Ilustração: Niau 33)
Palestrantes

Dalton Martins
Professor no curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Ciência da Informação na UnB. Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP. Vem trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
10/04/2019 a 10/04/2019
Dias e Horários
Quarta, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Março, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.