Atividades

"De tudo se faz canção...": o Clube da Esquina em prosa e música

Autografias
De tudo que a gente sonhou: amigos e canções do Clube da Esquina

Voltar para o início De tudo que a gente sonhou: amigos e canções do Clube da Esquina

Programa

Fruto de amizades e parcerias inicialmente cultivadas na Belo Horizonte dos anos de 1960, o Clube da Esquina ficou assim conhecido graças ao álbum duplo de Milton Nascimento e Lô Borges, Clube da Esquina, lançado pela gravadora EMI-Odeon em 1972. Baseando-se nas análises que desenvolveu no livro "...

De tudo que a gente sonhou": amigos e canções do Clube da Esquina (São Paulo: Intermeios/Fapesp, 2017), a pesquisadora e musicista Sheyla Diniz abordará a produção musical dessa turma de amigos e compositores que, entre o fim da década de 1960 e ao longo de toda a década posterior, destacou-se como uma das mais originais e inventivas manifestações da MPB crítica do regime militar.

Para além de contextualizar histórica e sociologicamente as canções, Sheyla as interpretará ao lado do violonista Franco Galvão e do saxofonista Fernando Sagawa (Duo Sagawa Galvão), procurando, a partir desse formato em trio, enaltecer as soluções criativas que fizeram de Milton Nascimento e de seus companheiros do Clube da Esquina mestres, por exemplo, nas artes do arranjo, da melodia e harmonização, da palavra destinada ao canto (mesmo quando censurada) e da exploração de ritmos pouco usuais ao cancioneiro popular.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Sheyla Diniz

Sheyla Diniz

Pesquisadora e musicista. Formou-se em canto e é graduada em Música (violão) pela UFU. É mestre e doutora em Sociologia da Cultura pela Unicamp, realizando parte de seus estudos na França. É autora do livro, "... De tudo que a gente sonhou": amigos e canções do Clube da Esquina (São Paulo: Intermeios/Fapesp, 2017).
(Foto: Carlos Gallo)

Franco Galvão

Franco Galvão

Violonista e arranjador, estudou na Unicamp. Foi aluno de Marcello Gonçalves (violão de sete cordas) e de Cristóvão Bastos (composição). Participou de shows e festivais pelo Brasil, Argentina, França e Inglaterra, e já acompanhou artistas como Chico César, Ana Salvagni, o sambista Riachão.
(Foto: Paula Poltronix)

Fernando Sagawa

Fernando Sagawa

Saxofonista, arranjador e compositor. É mestre em Música pela Unicamp. Dentre os trabalhos recentes em parceria com o produtor e compositor Dante Ozzetti, participou dos shows Canção do amor demais (com Ná Ozzetti) e Tirando de letra (com Nivaldo Ornelas e Gabriel Grossi).
(Foto: Maycon Soldan)

Data

27/06/2019 a 27/06/2019

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Maio, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora