Atividades

"De tudo se faz canção...": o Clube da Esquina em prosa e música

De tudo que a gente sonhou: amigos e canções do Clube da Esquina

Voltar para o início De tudo que a gente sonhou: amigos e canções do Clube da Esquina

Programa

Fruto de amizades e parcerias inicialmente cultivadas na Belo Horizonte dos anos de 1960, o Clube da Esquina ficou assim conhecido graças ao álbum duplo de Milton Nascimento e Lô Borges, Clube da Esquina, lançado pela gravadora EMI-Odeon em 1972. Baseando-se nas análises que desenvolveu no livro "...

De tudo que a gente sonhou": amigos e canções do Clube da Esquina (São Paulo: Intermeios/Fapesp, 2017), a pesquisadora e musicista Sheyla Diniz abordará a produção musical dessa turma de amigos e compositores que, entre o fim da década de 1960 e ao longo de toda a década posterior, destacou-se como uma das mais originais e inventivas manifestações da MPB crítica do regime militar.

Para além de contextualizar histórica e sociologicamente as canções, Sheyla as interpretará ao lado do violonista Franco Galvão e do saxofonista Fernando Sagawa (Duo Sagawa Galvão), procurando, a partir desse formato em trio, enaltecer as soluções criativas que fizeram de Milton Nascimento e de seus companheiros do Clube da Esquina mestres, por exemplo, nas artes do arranjo, da melodia e harmonização, da palavra destinada ao canto (mesmo quando censurada) e da exploração de ritmos pouco usuais ao cancioneiro popular.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Sheyla Diniz

Sheyla Diniz

Pesquisadora e musicista. Formou-se em canto e é graduada em Música (violão) pela UFU. É mestre e doutora em Sociologia da Cultura pela Unicamp, realizando parte de seus estudos na França. É autora do livro, "... De tudo que a gente sonhou": amigos e canções do Clube da Esquina (São Paulo: Intermeios/Fapesp, 2017).
(Foto: Carlos Gallo)

Franco Galvão

Franco Galvão

Violonista de 7 cordas. Estudou com Cristóvão Bastos e Marcello Gonçalves. Idealizou, produziu e gravou no disco Choros de Guerra-Peixe, dirigido por Nailor Proveta e arranjado por Jayme Vignoli. Como produtor, elabora o disco Deixa Raiar, de Gabriela Raia, em parceria com Fernando Sagawa.
(Foto: Paula Poltronix)

Fernando Sagawa

Fernando Sagawa

Saxofonista. Graduado e mestre em Musica Popular pela Unicamp, atualmente estuda composição na Emesp. Como instrumentista, compõe o conjunto que acompanha Ná Ozzetti. Como produtor, trabalhou com Dante Ozzetti no álbum de Mariana Furquim, Princesa de Aiocá, agraciado pelo Prêmio Profissionais da Música 2019, na categoria Melhor Produtor Musical.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

27/06/2019 a 27/06/2019

Dias e Horários

Quinta, 19h às 21h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Maio, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora