Atividades

Documentos sobre governança da Internet dos últimos anos, resultante de encontro que teve o Brasil como um dos grandes propulsores

Declaração Multissetorial do NETmundial, 2014

Voltar para o início Declaração Multissetorial do NETmundial, 2014

Programa

O quinto encontro da série de Leituras Comentadas "Governança da Internet: passado, presente e futuro" discutirá a Declaração Multissetorial do NETmundial, documento resultante do Global Multistakeholder Meeting on the Future of Internet - NETmundial, que ocorreu no São Paulo em abril de 2014.

O documento reflete as preocupações e propostas dos diversos setores com relação ao futuro da governança da Internet depois de quase dez anos de realização da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), ocorrida em 2005.

Além disso, a discussão será uma oportunidade para revisitar um episódio recente que marcou os debates sobre o controle da Internet: o vazamento por Edward Snowden, de documentos oficiais que comprovavam a extensão das atividades de vigilância em massa realizadas pelo governo dos Estados Unidos e seus aliados.

Na ocasião, o Brasil foi um ator central em questionar essas ações junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e exigir que o tema da privacidade na era digital ganhasse centralidade nos debates internacionais sobre direitos humanos.

Em paralelo, discutia-se uma revisão no modelo internacional de gestão do Sistema de Nomes de Domínio (DNS) e de números na rede que gerou importantes transformações na governança global da Internet.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600


(Arte: NICbr)

Palestrantes

Virgílio Almeida

Virgílio Almeida

Professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais e professor associado ao Berkman Klein Center da Universidade de Harvard. Seus interesses em pesquisa são voltados para a área de modelagem e análise de desempenho em sistemas distribuídos em larga escala. Foi Secretário de Política de Informática e coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) entre 2011 e 2016.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

17/08/2018 a 17/08/2018

Dias e Horários

Sexta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora