Desafios de internacionalização das artes cênicas brasileiras
Voltar para o início
Programa
A crescente circulação de obras artísticas no mundo globalizado é um fenômeno que se aplica particularmente ao campo das artes performativas, evidenciado pela crescente participação de criações artísticas na programação de diferentes festivais e teatros, seja à escala brasileira ou internacional.
O presente curso pretende apresentar e analisar os principais aspectos ligados à complexa rede da internacionalização das artes cênicas. Partimos de um panorama geral, que localiza a circulação de espetáculos no contexto de globalização da cultura, para em seguida abordarmos temas específicos.
Assim, em três módulos distintos, de janeiro a março, serão discutidos os desafios de uma política cultural voltada para as relações exteriores até os aspectos práticos de capacitação dos profissionais brasileiros que vislumbram trabalhar no âmbito internacional.
As aulas serão ministradas pela organizadora do curso, Andrea Caruso Saturnino com a participação de profissionais tanto da área quanto de áreas afins, que contribuem para as reflexões sobre os temas abordados.
21/1 - Aula 1: Introdução. Panorama geral da cadeia de produção internacional. Principais desafios da internacionalização das artes cênicas brasileiras. Perspectivas críticas em relação à internacionalização.
Com Andrea Caruso Saturnino.
23/1 - Aula 2: Aspectos institucionais: perspectiva brasileira no contexto de globalização da cultura.
Com Andrea Caruso Saturnino, Christiano Braga e Isabel de Paula.
28/1 - Aula 3: A criação cênica contemporânea em tempos de globalização: circulação, influências, colaborações, parcerias.
Com Andrea Caruso Saturnino, Rosana Paulo Cunha e Ricardo Muniz Fernandes.
30/1 - Aula 4: Colaborações internacionais - a ação das representações culturais no Brasil.
Com Andrea Caruso Saturnino, Liliane Rebelo e Natalia Mallo.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Andrea Caruso Saturnino)
Palestrantes

Andrea Caruso Saturnino
Diretora do Theatro Municipal de São Paulo. É fundadora e diretora da Performas, produtora internacional responsável pela apresentação no Brasil de grandes artistas da cena teatral contemporânea. É autora do livro Pequenos Deslocamento do Real (Edições Sesc).
(Foto: Denise Andrade)

Christiano Braga
Economista, com especialização em comércio exterior com foco em pequenos negócios. MBA em gestão com foco em estratégia. Especialista em cultura, gestão e desenvolvimento. Responsável pela implantação e coordenação dos projetos de internacionalização de bens e serviços culturais criativos na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos, APEX-Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)

Isabel de Paula
Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, onde trabalha há 17 anos, sendo 10 anos na área de Comunicação. Graduada em Comunicação Social pela Uniceub, tem mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB) e Pós-Graduação em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha).
(Foto: Acervo Pessoal)

Liliane Rebelo
Gerente cultural da Cultura Inglesa São Paulo. Formada em Jornalismo, tem especialização em Marketing pela Chartered Institute of Marketing e cursa Gestão de Projetos Culturais no CELACC, na USP- Universidade de São Paulo.
(Foto: Daniel Spalato)

Natalia Mallo
Multi-artista e curadora. Tem formação em música (Conservatório Nacional Bellas Artes, Argentina), Comunicação (Universidade de Buenos Aires) e é licenciada em Artes Visuais (Unicid). Ao longo de três décadas realizou também diversos cursos em atuação e performance, produção musical, técnicas de corpo e voz, gestão cultural e diplomacia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ricardo Muniz Fernandes
Formado em Ciências Sociais pela PUC-SP e trabalha com produção de teatro e dança desde 1990.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rosana Paulo Cunha
Gerente de Ação Cultural do SESC SP, mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo) e especialista em Gestão de Projetos pela FEA - USP (São Paulo).
(Foto: Luis Carlos Soares)
Data
21/01/2019 a 30/01/2019
Dias e Horários
Segundas e Quartas, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 19 de Dezembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.