Atividades

Esta programação integra o conjunto de programação Em Debate: Meio ambiente, clima e cultura

Em Debate - Meio ambiente, clima e cultura
Desandar a metrópole: escutas e caminhos de reenraizamento

Voltar para o início Desandar a metrópole: escutas e caminhos de reenraizamento

Programa

A oficina propõe uma experiência coletiva de reflexão e prática sobre alternativas ao modelo urbano-industrial. A partir do livro "Pelo fim das metrópoles: manifesto por um biorregionalismo brasileiro" e da atuação da ONG Rizomar, a atividade se estrutura em metodologias da educação popular, com foco em escuta ativa, sensibilização e protagonismo dos participantes.

Com base em princípios de pedagogia do território e ecologia dos saberes, a oficina se organiza em três blocos integrados:

1. Acolhida e roda de abertura com dinâmica de apresentação: "apresente sua/seu vizinha/o" + perguntas geradoras como: "O que a/o trouxe até aqui?", "Você participa de algum grupo ou conselho na sua cidade?", "O que é se territorializar para você?".

2. Exposições dialogadas com os convidados sobre temas como colapso, desterritorialização, transição e experiências regenerativas em territórios como a Serra da Mantiqueira, o Vale do Jequitinhonha e a Chapada Diamantina.

3. Atividade em pequenos grupos com cartografias afetivas e perguntas disparadoras: "Qual é o papel do rio na cidade?", "Como resistimos ao modelo urbano?", "Quais caminhos de transição estão vivos em nossas práticas?".

A oficina termina com roda de escuta, devolutivas e sistematização coletiva dos aprendizados, provocando os participantes a identificar ações possíveis em seus próprios contextos.

Como metodologia, buscam-se trabalhar o engajamento social e a participação ativa dos participantes nos seguintes termos:

1) Tema gerador: compreender em que momento os temas da territorialização e desterritorialização, do colapso ambiental e do biorregionalismo se relacionam com a vida das pessoas participantes. A partir dessa troca, é possível abordar os temas com base na realidade concreta delas.

2) Insumo teórico: é o momento em que, após estabelecer um diálogo com os participantes, apresenta-se a parte teórica. O insumo teórico é fundamental para o alinhamento de conceitos que iremos abordar, tais como: territorialização, desterritorialização, colapso ambiental e biorregionalismo.

3) Espaços de construção em grupo: a realização de atividades em grupo possibilita a troca de saberes entre os próprios participantes, criando vínculos sociais, intermediando a troca de visões de mundo e a consequente construção de subjetividades baseadas nas relações sociais e coletivas. 

4) Construções práticas: consolidar os aprendizados em uma construção prática, seja de um plano de territorialização, seja de outras possibilidades possíveis. Este momento possibilita aos participantes que apliquem, em algum desafio concreto, os conhecimentos construídos na oficina.

5) Partilha de experiências: momento fundamental para alcançar o objetivo. A partir do compartilhar de experiências, tanto dos participantes quanto dos educadores/oficineiros, será possível visualizar trajetórias de vida relacionadas aos temas abordados.

A finalidade desta metodologia é promover a participação social e o senso crítico sobre os temas que abordados, buscando construir, em conjunto com os participantes, os conceitos de territorialização, colapso ambiental e biorregionalismo. 

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Marta Leite Montagnana)

Palestrantes

Gabriella Lima

Gabriella Lima

Advogada, pesquisadora e educadora popular. Atua em coordenação de projetos no Movimento Brasil Popular, onde também compõe a Secretaria Nacional,  mestranda em Direito pela USP  e atualmente é presidente da Rizomar.
(Foto: Acervo Pessoal)

Jérome Sensier

Jérome Sensier

Geógrafo-urbanista, pesquisador independente das crises climáticas e energéticas. Coautor do livro "Pelo fim das metrópoles" e cofundador da ONG Rizomar.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marta Montagnana

Marta Montagnana

Artista visual, facilitadora de projetos culturais e educadora. É coautora e ilustradora do livro "Pelo fim das metrópoles".
(Foto: Acervo Pessoal)

Victor MAL

Victor MAL

Cofundador da Rizomar, educador e facilitador em processos de planejamento territorial participativo, design regenerativo e organização comunitária. Atua com redes biorregionais e comunidades em transição.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

22/08/2025 a 22/08/2025

Dias e Horários

Sexta, 14h30 às 18h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 29/7, até o dia 22/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora