Curso Presencial
Descolonizando o olhar: a etnografia como método e modo de estar no mundo
Voltar para o início

Programa
A partir da combinação de aulas expositivas, da exploração de imagens e de caminhada, o curso trata da etnografia como método de pesquisa e como modo de estar no mundo. Apresenta suas múltiplas possibilidades de aplicação e reflete sobre questões epistêmicas fundamentais que emergem no encontro com o outro.
Aula 1: Modos de se relacionar com o mundo
A aula introduz o que é a etnografia e suas possibilidades de aplicação em diversas áreas do conhecimento a partir de reflexões sobre questões epistemológicas: Como o conhecimento é produzido? Como sabemos que sabemos? Quem sou eu para o outro e que diferença isso faz?
Aula 2: Elementos importantes do fazer etnográfico
A partir de trechos de filmes etnográficos e de imagens de arquivo de entrevistas exibidas em televisão, a aula explora modos de construir acesso e relação com pessoas com as quais queremos aprender. Aborda também como desenhar pesquisas de campo de caráter etnográfico.
Aula 3: Caminhada etnográfica (atividade externa)
Caminhada pelo bairro Bela Vista para observação e interação com moradores e comerciantes. Os participantes serão encorajados a fazerem anotações, desenhos e registros de variados tipos. Em sala de aula, discutiremos as percepções do grupo, em suas similaridades e diferenças e o que elas têm a ver com o modo como nos relacionamos com o mundo.
Aula 4: A representação do outro
Esta aula aborda questões ligadas à escrita etnográfica e a preocupação de como representar o outro em textos e imagens sem descuidar de compromissos éticos. Para além de uma lista de exigências a serem cumpridas, a ética é pensada como um processo contínuo.
Aula 5: Aplicações contemporâneas de pesquisas etnográficas
Das pesquisas acadêmicas ao cinema, passando pelas artes visuais, a etnografia tem recebido crescente atenção como forma de conhecer e acessar outros mundos. Esta aula explora pesquisas de diferentes campos do conhecimento que de algum modo fizeram uso de etnografias.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Telma Hoyler)
Palestrantes

Telma Hoyler
Pesquisadora, artista visual e documentarista. Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e dedica-se à difusão científica por meio de cursos livres, exposições, oficinas e trabalhos de arte visual, com ênfase na discussão sobre democracia. Atualmente dirige seu primeiro filme etnográfico, retratando as eleições municipais de 2022 do ponto de vista de um candidato e seus vizinhos numa periferia da cidade de São Paulo. Desde 2008, encontra na etnografia uma maneira de estudar e se relacionar com o mundo. Para realização de sua tese, indicada ao Prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), durante cinco anos acompanhou o trabalho de vereadores e lideranças comunitárias em territórios da cidade de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
17/10/2025 a 31/10/2025
Dias e Horários
Terças e Sextas, 15h às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/9, até o dia 17/10.
Enquanto houver vagas.