Curso Presencial
Desenhando Relações Raciais Saudáveis
Voltar para o início
Programa
O encontro terá uma programação dedicada a apresentar achados de pesquisa, acúmulos teóricos e tecnologias de cuidado das relações, compartilhando instrumentos que permitam ao público, em suas diversas práticas e seguir "Desenhando Relações Raciais Saudáveis".
Serão debatidos temas tais como: saúde, ética, práticas intersetoriais de cuidado, e estratégias de enfrentamento do racismo institucional.
Todas as atividades lançarão mão de um método comum às ações do AMMA, que coloca em diálogo reflexões sobre teorias, análise dos lugares sociais que cada pessoa ocupa e das relações estabelecidas. O que significa uma abordagem mais ampla dos conteúdos tratados.
Esse método desenvolvido pelo AMMA é transversal a todas as nossas ações, sejam na formação, na pesquisa ou nas assessorias e consultorias.
O encontro contará com pessoas integrantes e parceiras do AMMA, reconhecidas nacionalmente por suas práticas, teorias e pesquisas na trança entre as relações raciais e o campo da saúde, educação e direitos humanos.
Programa:
16h - 16h15: Conferência de abertura - Saúde na formação, no cuidado e nas organizações
Com Liamar Almeida (AMMA)
16h15 - 17h45: Métodos para relações raciais saudáveis
Tecnologias de promoção de relações raciais saudáveis na formação, no cuidado e em intervenções de enfrentamento do racismo institucional.
Com Maria Cristina Francisco (AMMA), Márcio Farias (AMMA) e Deivison Faustino (AMMA)
18h - 20h: Desenhando relações raciais saudáveis
Com Maria Lúcia da Silva (AMMA) e Sônia Barros (Departamento de Saúde Mental - Ministério da Saúde)
20h - 21h: Lançamento do livro "Primeira Infância e Relações Étnico-Raciais" (organizado pelo AMMA) e do "Caderno de Pesquisa do AMMA" (dados científicos, reflexões teóricas e entrevistas). Além de livros da coleção "Palavras Negras" (da Editora Perspectiva, com curadoria do AMMA), entre outras publicações.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Maria Lúcia da Silva
Psicóloga, psicanalista, co-fundadora e integrante do AMMA Psique e Negritude e da Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) (ANPSINEP).
(Foto: Acervo Pessoal)
Márcio Farias
(Foto: Acervo Pessoal)
Deivison Faustino Nkosi
Doutor em Sociologia pela UFSCar, com pós-doutorado em Psicologia Clínica pela USP, atua como professor na Unifesp. Tem experiência em temas como Educação das Relações Étnico-Raciais e Saúde da População Negra. É autor de livros sobre Frantz Fanon e críticas ao colonialismo digital. Integrante do AMMA Psique e Negritude.
(Foto: Acervo Pessoal)
Liamar Almeida
Psicóloga, psicanalista, integrante do AMMA Psique e Negritude, mestranda em Psicologia Social (PUC-SP), facilitadora de aprendizagem, consultora em Educação Corporativa.
(Foto: Acervo Pessoal)
Maria Cristina Francisco
Psicóloga clínica, psicoterapeuta corporal em Análise Bioenergética e Biossíntese. Membro da Federação Latino Americana de Análise Bioenergética. Integrante do AMMA Psique e Negritude.
(Foto: Acervo Pessoal)
Sônia Barros
Diretora do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde - Ministério da Saúde. Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular aposentada e Professora Sênior da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
21/11/2024 a 21/11/2024
Dias e Horários
Quinta, 16h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 24/10, até o dia 21/11.
Enquanto houver vagas.