Atividades

Curso vai discutir a experiência das festas e festivais de rua na cidade de São Paulo

Diálogos CPF & Escola do Parlamento: Festas e Festivais de Rua em São Paulo

Voltar para o início Diálogos CPF & Escola do Parlamento: Festas e Festivais de Rua em São Paulo

Programa



Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

 

No âmbito da parceria entre o CPF Sesc e a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de SP, propõe-se em Agosto uma discussão sobre festas e festivais de rua na cidade.


Longe de serem apenas “eventos”, as festas e festivais de rua remetem ao uso contemporâneo que se faz da cidade, que envolve, segundo Heitor Frúgoli, tanto uma “experiência de rua” (construída de perto a partir do enfrentamento de realidades concretas) como uma “ideia de rua” (que transborda a experiência da vida citadina real), uma contribuindo paradoxalmente com a outra na construção coletiva da cidade. FRÚGOLI, H. “As experiências de rua”. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, V. 24, n. 71, Out. 2009.

A primeira aula toca nessas questões de natureza antropológica para depois serem introduzidas algumas das dimensões práticas da experiência dos festivais de rua.

 

22.08 - As experiências de rua na contemporaneidade
Com Heitor Frúgoli Jr


24.08 - Questões Jurídicas de eventos de rua
Com Daniela Libório


29.08 - Festivais de Rua: curadoria e política pública 
Com José Mauro Gnaspini e Fernando Calvozo

 
31.08 - Festivais independentes e Economia Criativa
Com Luiz Delfino Cardia e Diólia Graziano


Mediação: Adriana Belic



As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

(Foto: Pixabay)

Palestrantes

Heitor Frúgoli Jr.

Heitor Frúgoli Jr.

Professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e coordenador do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (USP). Foi conselheiro do Condephaat (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo).
(Foto: Acervo Pessoal)

José Mauro Gnaspini

José Mauro Gnaspini

Diretor da Virada Cultural em suas dez primeiras edições. Chefe de Gabinete da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura e organizador do Mercado de Indústrias Criativas do Brasil -MicBr, é músico, advogado, artista e consultor, tem mestrado em Cinema pela ECA-USP e doutorado em Direito-USP pelo Largo São Francisco.
(Foto: Chica San Martin)

Fernando Calvozo

Fernando Calvozo

Publicitário, gestor cultural, curador de festivais de música e de artes na Secretara de Estado da Cultura de São Paulo e Memorial da América Latina, como os Festival de Inverno de Campos do Jordão e Festival América do Sul.

Daniela Libório di Sarno

Daniela Libório di Sarno

Advogada, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), coordenadora do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente Urbano, professora da PUC-SP.

Luiz Delfino Cardia

Luiz Delfino Cardia

Administrador Fespsp
Marketing Universidade Paulista
Pós Escola de Sociologia e Política de São Paulo e London School of Economics.


 

Diólia de Carvalho Graziano

Diólia de Carvalho Graziano

Mestre em Comunicação e Mercado pela Cásper Líbero. É professora e coordenadora de pós-graduação do Senac em disciplinas de gestão e elaboração de novos modelos de negócios em plataformas digitais na área de comunicação, arte e design.

Adriana Belic

Adriana Belic

Graduada na área de marketing, com pós-graduação em Gestão de Negócios. Desde 1995 é sócia da Belic Arte & Cultura, empresa dedicada a ações e projetos culturais especializada em música e artes visuais. É membro do Setorial Música do CNPC-MinC (2015-2017).

Data

22/08/2017 a 31/08/2017

Dias e Horários

Terças e quintas, das 19h às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis