Diálogos entre Fiódor Dostoiévski e a Teoria Crítica
Voltar para o início
Programa
O escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) sempre procurou enformar suas personagens em termos escatológicos, de modo a fazer com que as múltiplas ideias e vivências que elas encarnavam (i) levassem às últimas consequências os sentidos (e ressentimentos) de sua época e (ii) resvalassem possíveis desdobramentos de conflitos em estado de latência.
Tendo em vista, assim, os profundos diálogos históricos e filosóficos, políticos e sociais que o escritor entreteceu com a intelligentsia revolucionária - a geração que antecedeu a Revolução de 1917 -, procuraremos estabelecer algumas bases para interlocuções avant la lettre entre a obra dostoievskiana e temas fundamentais da Teoria Crítica da Sociedade [também conhecida como Escola de Frankfurt, à frente da qual estavam os filósofos Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor Adorno (1903-1969)], tais como o fetichismo da mercadoria e a reificação das relações intersubjetivas, a (de)formação da personalidade autoritária e a indústria cultural.
Serão temas abordados:
1. "Fetichismo da mercadoria, fetichismo do subsolo: as relações danificadas do homem do subsolo, (anti-)herói de Memórias do subsolo (1864)";
2. "Sociopatologia da vida cotidiana: elementos de (de)formação da personalidade autoritária em Recordações da casa dos mortos (1862), Memórias do subsolo, Crime e castigo (1866) e ¿O grande inquisidor', capítulo seminal de Os irmãos Karamázov (1879-80)".
3. "Dostoiévski como um crítico avant la lettre da indústria cultural".
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Flávio Ricardo Vassoler
Escritor e professor, é doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, com pós-doutorado em Literatura Russa pela Northwestern University (EUA). É autor de várias obras, entre elas, “Pai contra mãe e outros contos” (Hedra, 2018), de Machado de Assis.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
28/08/2018 a 06/09/2018
Dias e Horários
Terças e Quintas, 10h às 13h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.