Diásporas musicais centro-africanas e a formação das musicalidades do Atlântico
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Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Tendo como eixo central uma discussão a cerca da história social das musicalidades negras no espaço Atlântico, o curso tem por objetivo dar visibilidade a alguns elementos históricos das diásporas musicais centro-africanas, tendo em vista principalmente a importância central de seu legado cultural, artístico e filosófico para a formação das culturas musicais afro-americanas no amplo contexto histórico das afro-américas e especialmente no tocante aos processos de formação da maior parte das musicalidades afro-brasileiras do passado e do presente.
Programa:
06/10 - Um primeiro olhar sobre o conceito de história social da música na África e na diáspora
• Perspectivas teóricas: “Historicizar o mundo atlântico, desfolclorizar as culturas afro-americanas – uma abordagem histórica das sociedades africanas e afro-americanas”.
• O comércio atlântico de escravos e a formação das “nações diaspóricas” – dinâmicas de formação e transformação do sistema atlântico e seu impacto na gênese das culturas afro-americanas (Sécs. XVI – XIX)
07/10 - Os universos culturais da África Central ocidental e suas musicalidades
• Os povos Bakongo, Bakuba, Ambundu e Ovimbundo (Angola e República Democrática do Congo – Sécs. XV-XIX)
13/10 - As diásporas musicais centro-africanas no Brasil (Sécs. XVI a XIX)
• Instrumentos e musicalidades da África Central ocidental – as diásporas dos “Congos” e “Angolas” no Brasil
• Instrumentos e musicalidades da África Oriental – a diáspora dos “Moçambiques” no Brasil
14/10 - As diásporas musicais centro-africanas em Cuba (Sécs. XVII a XIX)
• As musicalidades dos cabildos, palos e cimarrones dos “congos de nación.”
20/10 - As diásporas musicais centro-africanas nos EUA (Sécs. XVIII-XIX) e em São Tomé e Príncipe (Sécs. XVI-XX)
• Da Congo Square ao “ring shout”: “Black Indians”, “Fife & drums bands” e “Gullah songs”
• As musicalidades de São Tomé e Príncipe: a puíta, o djambi, o bulawe e o tchiloli
27/10 - As musicalidades afro-brasileiras no século XIX e suas diásporas internas – “os batuques dos quilombos”
28/10 - Musicalidades de “contato” - Os “sambas do Brasil” e a “invenção” do samba urbano carioca (1870-1940)
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Data
06/10/2016 a 28/10/2016
Dias e Horários
Quintas e Sextas, 14h às 17h
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.