Atividades

Curso aborda elementos históricos das diásporas musicais centro-africanas que forneceram a base para a musicalidade brasileira

Diásporas musicais centro-africanas e a formação das musicalidades do Atlântico

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Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
 
Tendo como eixo central uma discussão a cerca da história social das musicalidades negras no espaço Atlântico, o curso tem por objetivo dar visibilidade a alguns elementos históricos das diásporas musicais centro-africanas, tendo em vista principalmente a importância central de seu legado cultural, artístico e filosófico para a formação das culturas musicais afro-americanas no amplo contexto histórico das afro-américas e especialmente no tocante aos processos de formação da maior parte das musicalidades afro-brasileiras do passado e do presente.

Programa:

06/10 - Um primeiro olhar sobre o conceito de história social da música na África e na diáspora
•    Perspectivas teóricas: “Historicizar o mundo atlântico, desfolclorizar as culturas afro-americanas – uma abordagem histórica das sociedades africanas e afro-americanas”.
•    O comércio atlântico de escravos e a formação das “nações diaspóricas” – dinâmicas de formação e transformação do sistema atlântico e seu impacto na gênese das culturas afro-americanas (Sécs. XVI – XIX)

07/10 - Os universos culturais da África Central ocidental e suas musicalidades
•    Os povos Bakongo, Bakuba, Ambundu e Ovimbundo (Angola e República Democrática do Congo – Sécs. XV-XIX)

13/10 - As diásporas musicais centro-africanas no Brasil (Sécs. XVI a XIX)
•    Instrumentos e musicalidades da África Central ocidental – as diásporas dos “Congos” e “Angolas” no Brasil
•    Instrumentos e musicalidades da África Oriental – a diáspora dos “Moçambiques” no Brasil

14/10 - As diásporas musicais centro-africanas em Cuba (Sécs. XVII a XIX)
•    As musicalidades dos cabildos, palos e cimarrones dos “congos de nación.”

20/10 - As diásporas musicais centro-africanas nos EUA (Sécs. XVIII-XIX) e em São Tomé e Príncipe (Sécs. XVI-XX)
•    Da Congo Square ao “ring shout”: “Black Indians”, “Fife & drums bands” e “Gullah songs” 
•    As musicalidades de São Tomé e Príncipe: a puíta, o djambi, o bulawe e o tchiloli

27/10 - As musicalidades afro-brasileiras no século XIX e suas diásporas internas – “os batuques dos quilombos”

28/10 - Musicalidades de “contato” - Os “sambas do Brasil” e a “invenção” do samba urbano carioca (1870-1940)
 
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Data

06/10/2016 a 28/10/2016

Dias e Horários

Quintas e Sextas, 14h às 17h

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira