Atividades

As dissonâncias do Brasil de hoje a partir da perspectivação da categoria ritmo

Curso On-Line
Dimensões do ritmo: arte, vida e diferença

Voltar para o início Dimensões do ritmo: arte, vida e diferença

Programa

Encontros que têm como diapasão a necessidade de pensar as dissonâncias do Brasil a partir da perspectiva da categoria ritmo.

Com a pandemia de COVID-19, transformações se deram no ritmo de nossas vidas: rotinas de trabalho, formas de sociabilização, práticas culturais e esportivas; todas as esferas que cadenciam ritmicamente nossas experiências cotidianas vêm sendo objeto de uma dramática reconfiguração.

Entre a angústia de um presente de confinamento e a ânsia por um retorno à normalidade, perguntarmo-nos sobre o papel da arte como moduladora dos afetos e produção de diferença em tempos de pandemia e no período de pós-confinamento.

Mesa 1. Dimensões do ritmo. O ritmo em suas diversas dimensões: ritmo na natureza, nos corpos e nas atividades humanas - trabalho, arte, literatura, esportes.
Com Hans Ulrich Gumbrecht e Flora Süssekind.
Mediação de Guilherme Foscolo e Alex Martoni.

Mesa 2. Materialidades do ritmo. As diferentes funções da dimensão material do ritmo na vida contemporânea. O debate pretende colocar em perspectiva as relações entre ritmo, esporte, arte, literatura e tecnologia na produção política de formas de vida no mundo atual.

Com Guilherme Foscolo, Alex Martoni e Nicolau Spadoni.
Mediação de Guilherme Foscolo.

Mesa 3. Construções do ritmo. A partir de experiências criativas, como o ritmo participa do processo de construção em seus respectivos trabalhos.

Com Marília Garcia e André Sant'Anna.
Mediação de Nicolau Spadoni.

Mesa 4. Repetição e diferença. Como as diversas dimensões do ritmo - do corpo, da escrita, do som, da política e das tecnologias - se fazem presentes em seus respectivos trabalhos.

Com Ricardo Aleixo e Cid Campos.
Mediação de Alex Martoni.

Mesa 5. Corpo, performance e política. As relações - desde o ponto de vista da performance artística - entre ritmo e política.
Com Priscila Rezende e Lia Rodrigues.
Mediação de Guilherme Foscolo.

Mesa 6. Ritmo da obra/ritmo da cidade. As relações rítmicas entre as produções e atividades criativas e as cidades que habitam e pelas quais transitam
Com Bia Lessa e Carlito Azevedo.
Mediação de Flora Süssekind.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 31/8, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Alex Martoni

Alex Martoni

Doutor em Estudos de Literatura pela UFF. Músico, DJ e realizador audiovisual, é organizador do livro Rituais da Percepção e, atualmente, desenvolve pesquisas nas áreas dos sound studies, dos estudos de mídia e da literatura contemporânea brasileira. É membro da Red Latinoamericana de Investigaciones em Prácticas y Medios de la Imagen e do GT Anpoll Intermidialidade: Literatura, Artes e Mídias.
(Foto: Acervo Pessoal)

André SantAnna

André SantAnna

Músico, escritor, dramaturgo, roteirista de cinema, televisão e publicidade. É autor da trilogia “Amor”, “Sexo e Amizade”, “O Paraíso é Bem Bacana”, “Inverdades” e “O Brasil É Bom”. Teve o conto “O Importado Vermelho de Noé” incluído na antologia “Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século” e o texto “Pro Beleléu” na antologia “As Cem Melhores Crônicas Brasileiras”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bia Lessa

Bia Lessa

Diretora, cenógrafa, atriz e curadora de exposições e museus. Como diretora de teatro, foi responsável pela adaptação e montagem de textos como Orlando – uma biografia, Casa de Bonecas, Medéia, Macunaíma e Grande sertão veredas. Criadora da Exposição Grande Sertão Veredas para a inauguração do Museu da Língua Portuguesa. No cinema, codirigiu com Ronald Dany Roland os longas Crede-mi e Então morri.
(Foto: Acervo Pessoal)

Carlito Azevedo

Carlito Azevedo

Poeta e tradutor. Premiado com o Jabuti por Collapsus Linguae (1991), é autor de As banhistas (1993), Sob a noite física (1996), Versos de circunstância (2001), Sublunar (antologia, 2001),  Monodrama (2009), e O livro das postagens (2016). Foi editor da revista Inimigo Rumor e atualmente dá aulas em uma oficina de poesia on-line organizada pela 7Letras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cid Campos

Cid Campos

Músico, compositor e produtor musical. Nascido em São Paulo, filho do poeta Augusto de Campos, conviveu desde cedo com a poesia, a música e a arte em geral. Trabalhou com vários grupos, compositores, cantores e poetas. Dirige o MC2 STUDIO, onde tem dado continuidade ao seu trabalho sobretudo na área da experimentação musical.
(Foto: Acervo Pessoal)

Flora Süssekind

Flora Süssekind

Crítica literária, ensaísta e professora do curso de Estética e Teoria do Teatro no Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) . É autora, entre outros, de “Tal Brasil, qual romance?” (1984), “Cinematógrafo de letras” (1987) , “O Brasil nao é longe daqui” (1990) e “Coros, contrários, massa” (2022). Atuou como pesquisadora do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa até 2020.
(Foto: Acervo Pessoal)

Guilherme Foscolo

Guilherme Foscolo

Professor de filosofia no PPG em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia, é coordenador do Grupo de Pesquisas Avançadas em Materialidades, Ambiências e Tecnologias (UFSB/CNPq) e integrante da Red Latinoamericana de Investigaciones en Prácticas y Medios de la Imagen. Também apresenta o podcast/videocast Logotonia. 
(Foto: Acervo Pessoal)

Hans Ulrich Gumbrecht

Hans Ulrich Gumbrecht

Professor Albert Guerard de Literatura na Universidade de Stanford, Califórnia. Nos últimos quarenta anos produziu mais de dois mil textos, incluindo livros traduzidos em mais de vinte línguas. Seus títulos mais recentes são “Atmosfera, ambiência, Stimmung: sobre um potencial oculto da literatura”, “Após 1945: latência como origem do presente” e “Nosso Presente Amplo”, todos traduzidos para o português e publicados no Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lia Rodrigues

Lia Rodrigues

Formada pela Escola de Bailado de São Paulo em 1971, foi uma das criadoras do Grupo Andança em 1977.Fez parte da companhia da coreógrafa francesa Maguy Marin entre 1980 e 1982. Criou e dirigiu por 14 anos o Festival Panorama da Dança no Rio de Janeiro. Em 1990, fundou a Lia Rodrigues Companhia de Danças, (RJ) e desde então se mantém em atividade durante todo o ano, com aulas, ensaios do repertório, e trabalho de pesquisa e criação , apresentando seus trabalhos no Brasil e internacionalmente. Desde 2004 a Companhia desenvolve projetos artísticos  e  pedagógicos na favela da Maré em parceria com a  Redes da Maré.
(Foto: Sammi Landweer)

Marília Garcia

Marília Garcia

Poeta, artista e tradutora e autora, entre outros, dos livros¿20 poemas para o seu walkman (Cosac Naify/ 7letras, 2007),¿Um teste de resistores¿(7letras, 2014),¿Câmera lenta¿(Companhia das letras, 2017,¿Prêmio Oceanos de Literatura) e¿Parque das ruínas¿(Luna Parque, 2018).
(Foto: Renato Parada)

Nicolau Spadoni

Nicolau Spadoni

Mestrando em Filosofia na Universidade de São Paulo com pesquisa na exploração dos aspectos da noção de “belo” na filosofia de Hegel. Membro da Red Latinoamericana de Investigaciones en Prácticas y Medios de la Imagen e fotógrafo de projetos especiais nos campos da moda, retrato e arquitetura.
(Foto: Acervo Pessoal)

Priscila Rezende

Priscila Rezende

Artista visual que trabalha principalmente com a performance, mas também com instalação e fotografia. Raça, identidade, inserção e presença do indivíduo negro e das mulheres na sociedade contemporânea são os principais norteadores e questionamentos levantados em seu trabalho. Foi artista residente na instituição Central Saint Martins, Londres/2018; e Art Omi, Nova Iorque/2018.
(Foto: Pablo Bernardo)

Data

08/09/2020 a 24/09/2020

Dias e Horários

Terça e Quinta, 15h às 16h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores

Grátis