Atividades

Complexidades da diplomacia cultural

Curso Presencial
Diplomacia Cultural e Cooperação Internacional

Voltar para o início Diplomacia Cultural e Cooperação Internacional

Programa

Lançamento da publicação "Diplomacia Cultural e Cooperação Internacional", fruto do Fórum de Diplomacia Cultural e Cooperação Internacional, realizado pelo Sesc São Paulo de 3 a 7 de outubro de 2022, no Centro de Pesquisa e Formação.

O Fórum buscou aprofundar o tema da cooperação internacional no marco das políticas e iniciativas da área cultural. Contou com a participação de artistas, gestores culturais, diplomatas e especialistas em cinco painéis que abordaram os desafios e as oportunidades para uma política de cooperação cultural com e a partir dos países do Sul Global.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Marta Porto

Marta Porto

Crítica da cultura, jornalista e escritora. Tem participado das principais arenas internacionais de debates sobre artes, cultura e políticas culturais nos últimos 25 anos. Vem liderando ou colaborando com programas das Nações Unidas, de governos e fundações sociais em projetos de democratização das artes e da cultura, comunicação cultural e engajamento social. É autora de mais de 40 artigos publicados em revistas e coletâneas de vários países, e autora dos livros: "Imaginação, Reinventando a cultura" (Pólen Editora, 2019; "Comunicação no centro da mudança" (Approach,2017); "Nós do Morro, 20 anos" (XBrasil,2008), dentre outros. www.martaporto.com.br
 (Foto: Acervo Pessoal)

 

Irene Vida Gala

Irene Vida Gala

Diplomata, com 37 anos de carreira, e atualmente ocupa o cargo de Subchefe do Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo. Especializou-se nas relações do Brasil com países do continente africano e publicou um livro intitulado Política Externa como Ação Afirmativa. Projeto e Ação do Governo Lula na África - 2003/2006. Em 2018-2019, ministrou o curso de Estudos Regionais África na ESPM, onde criou o grupo de estudos sobre o continente. Tem feito palestras e escrito artigos em que aborda temas sobre África contemporânea, relações Brasil - África e sua relação com o racismo no Brasil. Ela serviu em postos no continente africano, bem como na Missão do Brasil na ONU e no Consulado do Brasil em Roma, entre outros. Foi Embaixadora do Brasil em Gana, entre 2011 e 2017. No ERESP, lançou o Projeto MONUEM - ERESP, com o propósito de levar simulações do Modelo ONU a alunos da escola pública de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Adam Jayme Muniz

Adam Jayme Muniz

Diplomata desde 2006, tendo servido na Embaixada do Brasil em Nairóbi (Quênia), na Delegação Permanente do Brasil junto à Unesco (França) e da Embaixada do Brasil em Beirute (Líbano). Foi perito brasileiro nos comitês intergovernamentais da Unesco do Patrimônio Mundial, do Patrimônio Cultural Imaterial e da Diversidade das Expressões Culturais. No Brasil, dirigiu o Departamento de Assuntos Internacionais do Ministério da Cultura e chefiou a Assessoria Internacional da Ancine. Desde 2021, chefia a Divisão de Promoção Cultural do Ministério das Relações Exteriores. Formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e mestre em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Data

26/06/2023 a 26/06/2023

Dias e Horários

Segunda, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 26/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora