Direito à Folia: a Política Pública do Carnaval de Rua de São Paulo
Voltar para o início
Programa
O Carnaval de Rua de São Paulo se tornou um dos maiores do Brasil. Considerando o número de blocos, é o primeiro do País. O crescimento do número de blocos e foliões foi vertiginoso, desde 2013, passando de cerca de 50 blocos para mais de 500, em 2019.
A primeira aula abordará os instrumentos da política pública do Carnaval de Rua em si: seus princípios, objetivos, fases, atores, medidas e resultados e os desdobramentos na atual conjuntura. No segundo momento, haverá um debate para trazer a visão dos blocos sobre essa construção.
No segundo dia haverá debate com representantes dos Blocos Ilú Obá De Min, Vai Quem Quer e Charanga do França.
Organização do ciclo: Guilherme Rosa Varella
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Fábio Picarelli)
Palestrantes

Guilherme Rosa Varella
Pesquisador, advogado, gestor cultural e músico. Doutorando em Direito na USP. Foi secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lira Alli
Foi fundadora do Levante Popular da Juventude em São Paulo e é uma das fundadoras do Arrastão dos Blocos. Professora de Artes, é dirigente do Sindsep - Sindicato do funcionalismo municipal da capital.
(Foto: Acervo Pessoal)

Baby Amorim
Produtora cultural e coordenadora de projetos na instituição Ilú Obá De Min Educação, Cultura e Arte desde 2007 e membro da atual diretoria da Ação Educativa. Idealizadora dos projetos Tenda Afro Lúdica, #QueBatuqueéeste?, entre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Thiago França
Músico, saxofonista, arranjador e compositor. Integrante do grupo Metá Metá e líder da Charanga do França, bloco que sai pelo bairro de Santa Cecília puxado por dezenas de metais, faz ensaios e forma instrumentistas de sopro para o Carnaval durante todo o ano.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
05/02/2019 a 07/02/2019
Dias e Horários
Terça e Quinta, 14h30 às 17h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de janeiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.