Agir pelo que Vive
Direito à terra, direito à cidade: agricultura comunitária, estratégias de resistência e autonomia urbana
Voltar para o início

Programa
As estratégias de recuperação da terra e de reivindicação de um vínculo com ela não dizem respeito apenas aos territórios rurais. A resistência também deve ocorrer no coração das cidades, tanto nas zonas periféricas quanto nas regiões centrais. A crise climática, o acesso desigual aos recursos e a parcela crescente da população que vive no espaço urbano evidenciam a necessidade de pensar também nossas formas de subsistência e autonomia em meio urbano. Pomares comunitários, hortas urbanas e jardins compartilhados são espaços que constituem utopias reais, dentro dos quais podem germinar resistências ligadas à terra e movimentos de emancipação.
Com Jurandir Djekupé, educador e ativista ambiental Guarani Mbyá na aldeia Yvy Porã, no Jaraguá.
Com Carmen Silva, professora do Urbanismo Social no Insper, líder do Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC) e fundadora da Cozinha Ocupação Nove de Julho.
Mediação de Claudia Visoni, jornalista, agricultora urbana, coordenadora da Frente Alimenta e criadora do Instituto Pequenos Paraísos.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Divulgação)
Data
18/09/2025 a 18/09/2025
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 18/9.
Enquanto houver vagas.