Curso On-Line
Direitos e participação social das pessoas com deficiência nas atividades físico-esportivas
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Programa
O curso propõe apresentar a construção social do que é ser uma pessoa com deficiência ao longo da história e seus desdobramentos na busca por direitos e participação social. Serão discutidos o contexto histórico, os modelos teóricos, marcos legais e espaços de participação social, com enfoque na prática de atividade física e esporte, seja ela no âmbito educacional, lazer ou alto rendimento.
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O que é deficiência?
No primeiro encontro, a partir, das percepções e vivências trazidas pelos participantes será discutido o que é deficiência. Como o conceito foi construído socialmente em diversas culturas e períodos, os papeis sociais, o processo de institucionalização e desinstitucionalização desse grupo, terminologias e conceitos.
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Como compreender a deficiência: modelos teóricos de análise
Considerando que a deficiência é uma construção social serão apresentados os modelos teóricos de compreensão da deficiência: Modelo caritativo, Modelo biomédico, Modelo Social. Com base nessas informações serão realizadas reflexões sobre o momento atual.
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Luta por direitos: contexto histórico e marcos legais
Breve história do movimento de luta por direito das pessoas com deficiência, no Brasil e no mundo. Passando pelos principais documentos e marcos legais que defendem o direito desse grupo populacional e por pesquisas sociodemográficas que traçam o perfil das pessoas com deficiência no Brasil.
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A prática de atividade física e esporte como forma de participação social
Discussão sobre os espaços de participação social, com ênfase nos documentos que orientam para a inclusão das pessoas com deficiências em atividades físicas e esportivas sejam no âmbito escolar, de lazer ou do alto rendimento.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/02, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes
Andresa Caravage de Andrade
Doutora em Terapia Ocupacional pela UFSCar. Bacharel em Ciências da Atividade Física pela Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atua como pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: SEDH,2007.
BRASIL. Secretaria dos Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência. Brasilia, DF: SDH/PR, SNPD, 2010.
MARQUEZAN, R. O deficiente no discurso da legislação. Campinas: Papirus, p. 160, 2009.
OMS - Organização Mundial de Saúde. Relatório Mundial sobre deficiência. World Health Organization, The World Bank; Tradução Lexicus Serviços Linguísticos - São Paulo: SEDPcD, 2012. P.360.
PANTANO, L. Discapacidad: conceptualización, magnitude y alcances. Apuntes para el mejoramiento de las prácticas em relación a las personas com discapacidad. Centro de Investigaciones Sociológicas. Departamento de Sociología. FCSE. UCA/CONICET. Documento de trabajo, 2008.
Data
18/03/2021 a 08/04/2021
Dias e Horários
Quintas, 16h às 17h30.
Curso 100% online
Inscrições a partir das 14h do dia 25/2
Vagas Limitadas.
Local
Em Casa