Curso Presencial
Direitos reprodutivos: Perspectivas (trans)feministas e decoloniais
Voltar para o início
Programa
Considerando o campo institucionalizado dos direitos sexuais e (não) reprodutivos derivado das políticas transnacionais, este curso discute o tensionamento entre a seara (não) reprodutiva e a sexual a partir do feminismo decolonial e da crítica aos binarismos. Mobilizamos conceitos articulados pelo feminismo negro tais como racismo obstétrico e racismo reprodutivo, para demonstrar a colonialidade do pensamento biomédico neste campo.
Problematizamos a confluência entre a cisgeneridade, a monogamia e a branquitude enquanto normativas regulatórias de um regime sexual, e suas implicações na saúde sexual e reprodutiva de mulheres, pessoas trans, travestis e pessoas de gênero e sexualidade dissidentes.
Os temas contemplados pela discussão perpassam o debate sobre justiça (não) reprodutiva, pobreza menstrual, governança reprodutiva, governo da sexualidade e aborto. Visamos assim apresentar propostas reflexivas acerca de possibilidades emancipatórias no campo dos direitos sexuais, direitos reprodutivos e direitos não reprodutivos a partir dos tensionamentos junto ao campo.
Programação:
- As tensões da institucionalização dos direitos sexuais e reprodutivos: discutindo as políticas sexuais na saúde.
- Das políticas do Ventre Livre ao racismo reprodutivo no pensamento biomédico contemporâneo.
- Justiça (não) reprodutiva & ética trans-aborteira.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
Ale Mujica Rodriguez
Médique (UNAB - Colômbia). Psicanalista, tradutor e pesquisadore. Mestre e Doutore em Saúde Coletiva - UFSC. Pós-doutorando do Programa de pós-graduação interdisciplinar em ciências humanas - PPGICH/UFSC. Trans-feminista anticolonial e ativista. Palestrante e mediação.
(Foto: Acervo Pessoal)
Ana Luiza Morais
Não-binária, doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ), psicóloga (UFSJ) e mestre em Psicologia Social (UFJF). Possui experiência como psicóloga clínica e trajetória em pesquisa no campo do gênero e sexualidade, políticas públicas e decolonialidade. Integra o Preparatório Transviades. Palestrante e mediação.
(Foto: Acervo Pessoal)
Yarlenis Malfrán
Dra em Ciências Humanas (UFSC, 2021). Com pós-doutorado em Saúde Única em Periferias (USP, 2022) e pós-doutorado em Informação, Comunicação e Saúde (Fiocruz, 2024). Atualmente é pesquisadora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL). Palestrante e mediação.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
21/02/2025 a 21/02/2025
Dias e Horários
Sexta, 10h30 às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/1, até o dia 21/2.
Enquanto houver vagas.