Curso Presencial
Divagações sobre estar junto no agora: estratégias (anti)coloniais
Voltar para o início

Programa
O longo período de isolamento social não apenas nos deixou sedentos pelos encontros, mas também extremamente sensíveis a ele. Que as lógicas de estabelecimento de relações pautadas na falta, na hierarquia, no medo e outros truques coloniais nos esgotam é sensível - e faz-se urgente construir outros referenciais para estabelecer afetos mais éticos.
A partir de conversas entre artistas, pesquisadores e psicólogues, pretende-se abrir possibilidades potáveis de se relacionar com as companhias não humanas, consigo, com outres.
Partindo, também, de outros encontros como com Leda Maria Martins, Sobonfun Somé, Ailton Krenak, Edouard Glissant, Aimé Cesair, Octavia Butler, Jota Mombaça, Castiel Vitorino Brasileiro, Jup do Bairro e tantas outras corpas que pulsam anúncios para navegar tempos de mentiras e fomes. Neste seminário, propomos a conjuração de espaços de enunciação de estratégias para garantir a dignidade da vida, sobretudo de corpas marcadas pelas dissidências ficcionadas pela colonialidade.
Este se faz um exercício que exige uma intensa ramificação de suas fecundações, um certo grau de repetição, uma ética inegociável com o movimento, assim não propomos resoluções, mas espaços férteis para sonhar e especular novas maneiras de se mover.
12/4
10h às 12h - Corp(terrytóry)o: biodiversidade afetiva
Diálogos: Alla Soüb d'Nadah e Elton Panamby.
Mediação: Carú de Paula.
13h30 às 15h30 - Masculinidades em perspectiva: construindo transmasculinidades férteis
Diálogos: Cello Latini Pfeil e Nicolas Pustilnick.
Mediação: Fabian Kassabian.
13/4
10h às 12h - Performances do tempo: a fluidez das relações
Diálogos: Okara Yby e Yarlenis M. Manfrán.
Mediação: Uarê Erremays.
13h30 às 15h30 - Desejo e imaginário: bdsm como ferramenta de manejo de poderes
Diálogos: Marisa Dantas e Yakini Kalid.
Mediação: Paulx Castelo.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Natan Baes, Teatro Oficina, 2022.)
Palestrantes

Alla Soüb d'Nadah
Bacharel em Artes Cênicas, mestre em Poéticas Contemporâneas e doutorande em Poéticas Transversais pela UnB. Artista e pesquisadore multidisciplinar.

Carú de Paula
Psicólogo, mestre e doutorando em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

Feytyceyro
Psicólogo, multi-artista, conjurador de ynymagynáveys e promovedor de saúde.

Cello Latini Pfeil
Mestrando em Filosofia (PPGF/UFRJ). Pesquisador do CPDEL/UFRJ. Coordenador da Revista Estudos Transviades.

Elton Panamby
Artista, desensinadore, mãe/mamão, trans, pretu e uma multidão silenciosa. Bacharel em Artes do Corpo (PUC-SP), mestre e doutore em Artes (UERJ).

Marisa Dantas
Nordestine, sexodissidente e comunicadora. Pesquisa sexualidades, feminismos e artes no Laboratório de Estudos da Sexualidade UFPE, onde é doutorande.

Nicolas Pustilnick
Estudante de Psicologia na UFRJ. Co-fundador e coordenador da Revista Estudos Transviades. Redator. Palestrante.

Okara Yby
Indígena potyguara, kontrabynárie, psicólogue (UFF) e kurandeire. Investiga as experiências de retomada indígena em pindorama e as relações entre descolonização e não-binariedade.

Paulx Castelo
Bixa Não-Binária artista, pornógrafe, performer y posithiva. Cursou a pós Linguagens Artísticas Combinadas na Universidad Nacional de las Artes - Buenos Aires.

Uarê Erremays
Artista, tem por matéria de trabalho o próprio corpo, e as linguagens pelas quais transita - dança, performance, desenho e escrita.

Yarlenis M Manfrán
Psicóloga Social. Doutora em Ciências Humanas. Com pós-doutorado em Saúde Única em periferias urbanas de São Paulo.

Fabian Kassabian
Transmaculine, não-binárie, não-monogâmique e vegane. Formade em Relações Públicas. Mantém a Brava - espaço de troca e conexão a partir do compartilhamento de conhecimentos dissidentes.

Yakini Kalid
Explora desdobramentos decoloniais do amor e do afeto através do shibari e do audiovisual. Foi protagonista e roteirista em "Quebramar" e preparadora de elenco no filme "Regra 34".
Data
12/04/2023 a 13/04/2023
Dias e Horários
Quarta e quinta, 10h às 15h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 12/4.
Enquanto houver vagas.