Atividades

Série online de mesas redondas sobre Futebol e Modernismo

Curso On-Line
Diversos 22: Futebol e modernismos: repensando os 100 anos da Semana de Arte Moderna

Voltar para o início Diversos 22: Futebol e modernismos: repensando os 100 anos da Semana de Arte Moderna

Programa

Sob a forma de uma série online de quatro mesas-redondas, o projeto prevê uma articulação inovadora entre o movimento modernista no Brasil e o fenômeno do futebol. Este, no início da década de 1920, já constituía uma modalidade esportiva popular, integrada ao discurso da identidade nacional ao menos desde 1919, quando da conquista do III Campeonato Sul-Americano de 1919, comemorado de forma coletiva e entusiástica pela população.

A proposta das gravações é mostrar as inter-relações entre as duas áreas da vida coletiva brasileira, a cultural e a esportiva, de modo a mostrar como, ao contrário da suposição que as coloca na condição de esferas distantes e apartadas entre si, os escritores e os artistas da Semana de 1922, junto àqueles surgidos na esteira do modernismo naquele decênio e nos anos 1930 e 1940, lançaram um olhar para a prática futebolística e produziram obras artísticas - crônicas, poemas, contos, pinturas, romances, roteiros de filmes, etc. - sensíveis aos significados sociais e estéticos de um jogo coletivo e popular.

Mesa 1 - 15/2 - terça, às 18h30
Mediação: Daniela Alfonsi.
- Os escritores e o futebol antes da Semana de Arte Moderna com André Mendes Capraro.
- O futebol na poesia modernista de Oswald de Andrade com Bernardo Buarque.

Mesa 2 - 17/2  - quinta, às 18h30
Mediação: Daniela Alfonsi.
- Mário de Andrade, a música e o futebol com José Geraldo Vinci de Moraes.
- Pinturas modernistas: os esportes nas telas de Ismael Neri, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Vicente do Rego Monteiro com Evandro Nicolau.

Mesa 3 - 22/2 - terça, às 18h30
Mediação: Bernardo Buarque.
- Futebol e arte sob o olhar irreverente do chargista com Marcelino da Silva Rodrigues.
- Raízes do futebol-arte: Gilberto Freyre e Mário Filho com Leda Maria da Costa.

Mesa 4 - 24/2 - quinta, às 18h30
Mediação: Bernardo Buarque.
- Nelson Rodrigues e a crônica esportiva moderna com José Carlos Marques.
- Adeus, modernismo? Os escritores contemporâneos e as narrativas pós-modernas do futebol com Gustavo Cerqueira Guimarães.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

*Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

José Carlos Marques

José Carlos Marques

Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp. Livre-Docente em Comunicação e Esporte pela Unesp, doutor em Ciências da Comunicação pela USP e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. 
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcelino Rodrigues da Silva

Marcelino Rodrigues da Silva

Mestre em Teoria da Literatura e doutor em Literatura Comparada. Professor associado da Faculdade de Letras da UFMG.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bernardo Buarque

Bernardo Buarque

Doutor em História Social da Cultura (PUC-Rio), e professor adjunto da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV CPDOC). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e autor dos livros O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego (2004) e ABC de José Lins do Rego (2012). Em 2022, organizou as Melhores crônicas de José Lins do Rego.
(Foto: Acervo Pessoal)

José Geraldo Vinci de Moraes

José Geraldo Vinci de Moraes

Professor Livre-Docente do departamento de História da USP, com pós-doutorado na Université Paris-Ouest Nanterre.
(Foto: Acervo Pessoal)

André Mendes Capraro

André Mendes Capraro

Mestre e doutor em História. Realizou estágio pós-doutoral na Università Ca´ Foscari di Venezia. Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Física na UFPR.
(Foto: Acervo Pessoal)

Daniela do Amaral Alfonsi

Daniela do Amaral Alfonsi

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Foi diretora de conteúdo do Museu do Futebol e do seu Centro de Referência do Futebol Brasileiro. Atualmente é consultora da Expomus.

Evandro Nicolau

Evandro Nicolau

Educador no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e professor no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho na escola de na Faculdade DIEESE. Doutor pelo Programa de Pós-graduação Estética e História da Arte. Mestrado e Doutorado e Estágio Acadêmico na Edinburgh University Art Space + Nature, Escócia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gustavo Cerqueira Guimarães

Gustavo Cerqueira Guimarães

Doutor e mestre em Estudos Literários pela UFMG. Cofundador e editor da revista FuLiA/UFMG. Leitor brasileiro em Moçambique, pelo Itamaraty, atuando como professor de literatura, arte e cultura brasileiras na Universidade Eduardo Mondlane e no Centro Cultural Brasil-Moçambique.
(Foto: Acervo Pessoal)

Leda Maria da Costa

Leda Maria da Costa

Professora visitante da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

15/02/2022 a 24/02/2022

Dias e Horários

Terças e Quintas, 18h30 às 20h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 26/1, até o dia 13/2.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis