Atividades

Palestra aborda a relação do modernismo e música no Brasil a partir de Semana de 22

Curso On-Line
Diversos 22: Modernismo Musical no Brasil

Voltar para o início Diversos 22: Modernismo Musical no Brasil

Programa

Pensar a noção de modernismo musical tomando 1922 como corte: olhando para trás, uma República que fracassou em superar as práticas musicais do tempo da Monarquia; olhando para frente, entender como os músicos envolvidos na Semana de Arte Moderna desenvolveram novas formas de fazer música e pensar sobre ela. Através da música, inventaram novas concepções de nação, que influenciam nosso modo de ser.

Assim, propõe-se apresentar um panorama da música antes de 1922 e dos dilemas encontrados por dois principais personagens: Mário de Andrade e Villa-Lobos. A partir do trabalho de ambos, pretende-se fazer também uma reflexão sobre os desdobramentos do modernismo musical para as gerações posteriores, com reflexos que chegam com força até a década de 1980.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/11, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

André Egg

André Egg

Músico e historiador, professor da UNESPAR e da UFPR, doutor em História Social, USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

16/12/2021 a 16/12/2021

Dias e Horários

Quinta, 15h às 17h.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 25/11, até o dia 14/12.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams

Valores

Grátis

Inscreva-se agora