Atividades

Curso apresenta diálogos possíveis entre Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça

Curso On-Line
Diversos 22: Música e Modernismo no Brasil e em Portugal

Voltar para o início  Diversos 22: Música e Modernismo no Brasil e em Portugal

Programa

Se a poligrafia é uma das características dos intelectuais do Modernismo, Mário de Andrade (1893-1945) e Fernando Lopes-Graça (1906-1994) são exemplares, pois eram artistas, pesquisadores, críticos e professores.

Além disso, queriam explorar as possibilidades de estudos e registro da arte popular de seus países, ambos tendo vivenciado um período de grandes mudanças em vários âmbitos, o que auxilia a entender os debates estéticos da época.

A partir da discussão de aspectos da trajetória artística, intelectual e política dessas duas personalidades e de apreciação de gravações representativas dessa produção, busca-se também contribuir para a análise dos contextos particulares e das relações entre os meios artísticos dos dois países.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 5/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

 

Palestrantes

Guilhermina Lopes

Guilhermina Lopes

Pós-doutoranda no IEB-USP, sob supervisão da profa. Dra. Flávia Toni, com pesquisa sobre o jornalismo musical de Fernando Lopes-Graça e Mário de Andrade, financiada pela FAPESP. Doutorou-se pela UNICAMP, com pesquisa sobre a obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça, tendo realizado um estágio PDSE-CAPES no CESEM-Universidade Nova de Lisboa, instituição à qual permanece ligada como pesquisadora colaboradora.
(Foto: Nina Pires)

Flavia Camargo Toni

Flavia Camargo Toni

Professora Titular da Escola de Comunicações e Artes e do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.
(Foto: Cecilia Bastos)

Data

19/01/2022 a 27/01/2022

Dias e Horários

Quartas e Quintas, das 15h às 17h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 5/1, até o dia 17/1.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams

Valores

Grátis