Atividades

Curso aborda a Semana de Arte Moderna de 1922 e o debate brasileiro sobre cultura e política

Curso On-Line
Diversos 22: O Século da Semana

Voltar para o início Diversos 22: O Século da Semana

Programa

Apenas 40 anos antes da célebre Semana de Arte Moderna de 1922, as questões centrais do debate brasileiro sobre cultura e política poderiam ser resumidas a estas: devemos ou não abolir a escravidão?; é a Monarquia ou a República a forma política imprescindível para o Brasil do futuro?; culturalmente éramos meros copistas das ideias e das formas estrangeiras ou, ao contrário, tínhamos uma cultura própria, "original" e deveríamos assim nos afastar de toda influência "estrangeira"?  

Os artistas modernistas foram "filhos" desses debates do passado pós-colonial e, ao mesmo tempo, foram apóstolos das novas ondas trazidas pela civilização industrial. Eles forçosamente tinham que se debater com o passado recente que não passava e com o novo que já tardava. Essas contradições e permanências são tanto a base da história da Semana de 1922 quanto são a matéria mesma da História do Brasil. Por isso a Semana é o mais importante "fato" histórico do Brasil moderno, do ângulo da história da cultura. Por isso ela recebe uma outra existência, uma existência histórica.

Ela é assim inventada e desinventada, amada e odiada, reconstituída e desconstruída em todos os momentos em que a história do Brasil moderno, de suas utopias e distopias, precisa ser posta na ordem do dia ou no silêncio da noite.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Francisco Alambert

Francisco Alambert

Doutor em História e professor do Departamento de História da USP, onde leciona História Social da Arte e História Contemporânea.
Foi conselheiro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. Publicou, entre outros, História, arte e cultura: ensaios (Editora Intermeios, 2020). Em 2004 recebeu o prêmio Jabuti por Bienais de São Paulo: da era do Museu à era dos Curadores (editora Boitempo). É o curador de Diversos22: Levantes Modernistas.
(Foto: Acervo pessoal)

 

Data

10/11/2021 a 01/12/2021

Dias e Horários

Quartas, 15h às 17h.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 8/11.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis