Atividades

Lançamento do livro Heitor Villa-Lobos, Vida e Obra, traduzido por Paulo de Tarso Salles

Curso Presencial
Diversos 22: Villa-Lobos, visto de longe: relato de várias traduções

Voltar para o início Diversos 22: Villa-Lobos, visto de longe: relato de várias traduções

Programa

O livro de Eero Tarasti,  Heitor Villa-Lobos, vida e obra foi escrito originalmente no idioma finlandês, em 1987, traduzido para o inglês em 1995. Logo tornou-se referência sobre o compositor e sua obra em todo o mundo, pela dimensão do registro biográfico, mas principalmente pela análise do papel de Villa-Lobos nas Américas e no mundo, os diálogos que sua obra trava com música de diversas culturas.

Além disso, o aspecto da identidade brasileira é investigado de forma bastante original, fazendo com que aspectos da brasilidade nos pareçam quase surpreendentes, quando observados por um pesquisador da Finlândia.

O violão de João Camarero fará um contraponto com as falas ao longo da palestra, mostrando a brasilidade de Villa-Lobos e a exuberância do choro, além de outros estilos significativos em nossa música.

Desde o dia 1/12, é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19 (2 doses da vacina ou dose única) para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo.

Poderá ser apresentado:
• Comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação;
• Comprovante de vacinação impresso ou digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConectSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br


(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Paulo de Tarso Salles

Paulo de Tarso Salles

Professor no Departamento de Música ECA/USP. Autor dos livros Aberturas e Impasses (ed. Unesp 2005), Villa-Lobos, processos composicionais (ed. Unicamp 2009) e Os quartetos de cordas de Villa-Lobos: forma e função (Edusp 2018). Coautor, com Norton Dudeque de Villa-Lobos, um compêndio: novos desafios interpretativos (Ed. UFPR 2017) e tradutor do livro Heitor Villa-Lobos, vida e obra de Eero Tarasti (Ed. Contracorrente 2021). Coordena o grupo de pesquisa PAMVILLA e o Simpósio Villa-Lobos, realizado periodicamente na USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

João Camarero

João Camarero

Violonista e compositor. Lançou os discos solo João Camarero (Acari), Vento Brando e Gentil Assombro (GuitarCoop).Como músico, arranjador e diretor musical, colabora com grandes nomes como Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Mônica Salmaso, e Yamandu Costa, entre outros. Integra o Conjunto Época de Ouro, dirige o IREE Cultura e é editor no selo Dissonante da Editora Contracorrente.
(Foto: Jorge Bispo)

Data

21/02/2022 a 21/02/2022

Dias e Horários

Segunda, 19h às 21h.

Curso Presencial.

Inscrições a partir das 14h do dia 26/1, até o dia 19/2.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora