Curso On-Line
Do encarceramento ao extermínio: práticas do Estado antinegro
Voltar para o início
Programa
Este ciclo reúne pesquisadores e ativistas que se dedicam a denunciar práticas racistas do estado brasileiro. Práticas que frequentemente resultam em assimetrias na aplicação de penalidades e mortes.
Movimentos sociais, instituições nacionais e internacionais dedicadas ao enfrentamento ao racismo, institutos de pesquisa e estudos acadêmicos apontam o elevado índice de violência praticado contra pessoas negras, particularmente jovens periféricos e cuja responsabilidade pode ser atribuída de forma direta ou indireta ao estado brasileiro. A despeito das legislações e alguns avanços no combate ao racismo, persistem no Brasil práticas injustificáveis e disseminadas de discriminação racial que se revelam, por exemplo, na forma do encarceramento massivo e na letalidade policial que vitima jovens negros. Este ciclo reúne pesquisadores e ativistas que se dedicam a denunciar práticas antinegro do estado brasileiro.
08/09 - Racismo como conduta disseminada no Estado brasileiro
Com Allyne Andrade
09/09 - Punitivismo, cárcere e abolicionismo
Com Joel Costa e Dina Alves
10/09 - Violência e extermínio
Com Paulo César Ramos e Maíra de Deus Brito
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes
Allyne Andrade
advogada, possui doutorado (2019) e mestrado (2015) em Direito pela Universidade de São Paulo. Obteve o LL.M - Master of Laws- na área de Teoria Crítica Racial da UCLA School of Law (2019). Formada em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009). Atualmente, é superintendente adjunta do Fundo de Direitos Humanos do Brasil e professora no Insper. É autora do livro Direitos e Políticas Públicas Quilombolas publicado em 2020 pela editora D´Plácido.
(Foto: Acervo Pessoal)
Paulo César Ramos
Doutor em Sociologia pela USP, Mestre em Sociologia e Bacharel em Ciências Sociais pela UFSCAR. É pesquisador do CEBRAP onde coordena o Projeto Memória e Identidade do Ativismo Afro-Brasileiro no AFRO - Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Raça, Gênero e Justiça Racial, em parceria com o Arquivo Edgard Leuenroth, da Unicamp.
(Foto: Acervo Pessoal)
Joel Costa
Advogado criminal da favela do Jacarezinho. Co-fundador e coordenador executivo do IDPN - Instituto em Defesa da População Negra. Assessor jurídico da frente "Favelas na Luta". Membro e coordenador adjunto do IBCCRIM, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, da RAPP e do IBPEA - Instituto Brasileiro de Pequenos Escritórios de Advocacia.
Dina Alves
advogada, atriz, doutora e mestra em Ciências Sociais pela PUC-SP com pesquisa na área de Antropologia. Autora da pesquisa Rés negras, Judiciário branco. Cofundadora do Coletivo Autônomo de mulheres Pretas - Adelinas. Assistente de acusação do Ministério Público de São Paulo no processo criminal que pede a punição de policiais responsáveis pela morte de Luana Barbosa dos Reis Santos.
Maíra de Deus Brito
jornalista e doutoranda em Direitos Humanos e Cidadania na UnB. Autora do livro "Não. Ele não está". Professora do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa. Integrante do Maré - Núcleo de Estudos em Cultura Jurídica e Atlântico Negro (UnB).
Data
08/09/2021 a 10/09/2021
Dias e Horários
quarta a sexta, das 19h às 21h
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 6/9.
Enquanto houver vagas.