Dois Olhares que Conversam: Bauhaus
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A edição de setembro da série "Dois olhares que conversam" aborda a escola de arte vanguardista Bauhaus sob o olhar do arquiteto Guilherme Wisnik e da curadora independente Luiza Proença.
Em sua fala, Wisnik faz uma abordagem do legado da Bauhaus 100 anos depois, com seus méritos e suas contradições.
Por sua vez, Luiza Proença parte de sua experiência no projeto "Bauhaus imaginista" para abordar especificamente como, no Brasil, o conceito da fita de Moebius, propagado pelo expoente da Bauhaus Max Bill, foi usado por práticas artísticas como reflexão sobre as relações entre sujeito, espaço e alteridade.
A fita de Moebius será tratada aqui como imagem para se pensar criticamente tanto nas possíveis subversões das formas eurocêntricas como nas variadas apropriações culturais pela arte moderna e contemporânea.
Organização: Tania Rivitti.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Guilherme Wisnik
Professor livre-docente na FAU-USP. Autor: Espaço em obra: cidade, arte, arquitetura (Edições Sesc SP, 2018) e Dentro do nevoeiro: arte, arquitetura e tecnologia contemporâneas (Ubu, 2018) entre outros. Prêmio “Destaque 2018” da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) 2019. Foi o Curador-Geral da 10a Bienal de Arquitetura de São Paulo (Instituto de Arquitetos do Brasil, 2013). É curador do Pavilhão do Brasil na Expo 2021 em Dubai.
(Foto: Ana Ottoni)
Luiza Proença
É mestre pela PUC-SP com foco em políticas e ética da arte. Foi curadora residente na Fonderie Darling, em Montreal, e no U-jazdowski Center for Contemporary Art, em Varsóvia. Foi curadora associada da 31ª Bienal de São Paulo - Como (...) coisas que não existem (2014); e editora de publicações da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre - Se o clima for favorável (2013).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
24/10/2019 a 24/10/2019
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.