Dois Olhares que Conversam: James Joyce
Voltar para o inícioPrograma
"Ulysses", com suas inúmeras operações formais e estilísticas, tornou-se símbolo de um modernismo complicado e supostamente avesso aos leitores. Mas Joyce criou também um romance para leitores, não só ao falar sobre eles basta ver o protagonista Leopold Bloom, representação máxima do chamado homem comum, mas ao criar uma nova (e inovadora) maneira de escrever sobre esse homem comum. A partir disso, André Conti nos apresenta algumas possíveis leituras do romance, apontando caminhos e interpretações para as andanças de Stephen Dedalus, Leopold Bloom e Molly no fatídico 16 de junho de 1904.
Por outro lado, Bianca Dias trata da relação entre a escrita de James Joyce e a elaboração de alguns conceitos da psicanálise a partir de sua obra. A estrutura do sintoma é uma das razões pelas quais Lacan se interessou por Joyce, colocando-o como a própria encarnação do sintoma de escrever, prova disto seria Finnegans Wake, o texto ilegível que demorou 17 anos para ser escrito. Dias aborda como essa dimensão do acontecimento, da revelação e da epifania incide na obra de um e de outro, provocando um diálogo profundo e frutífero que Lacan toma para si ao fundar uma leitura muito singular deste autor brilhante.
Mediação de Tania Rivitti.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Arte: Dublin Guiness Brauerei 28 Reklame mit James Joyce)
Palestrantes
André Conti
Tradutor e jornalista, foi editor da Companhia das Letras por onze anos e foi um dos fundadores da editora Todavia.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bianca Dias
Psicanalista, ensaísta e crítica de arte. Mestre em estudos contemporâneos das artes e autora do livro "Névoa e assobio".
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
21/11/2019 a 21/11/2019
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.