Dois Tempos de Pesquisa em Música Brasileira
Voltar para o início
Programa
A musicóloga Flávia Toni, do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, fará uma introdução às diferentes metodologias de pesquisa aplicáveis ao universo da música, e em particular, ao campo da música brasileira.
A discussão proposta é a relação entre a natureza da fonte e a escolha adequada dos procedimentos de pesquisa. A pesquisadora vai abordar os aspectos metodológicos implicados em duas situações contrastantes: quando a fonte primária de pesquisa é constituída por documentação histórica (chamada de “fonte inédita”), exigindo uma pesquisa de campo; e quando a fonte primária pertence a um acervo constituído por terceiro (chamada de “fonte institucionalizada”), implicando numa pesquisa de gabinete.
Para tal debate, serão analisadas obras de referência que marcaram a musicologia brasileira. Além disso, Flávia Toni selecionou dois estudos exemplares, que cobrem períodos históricos diferentes. No primeiro encontro a estudiosa tratará da pesquisa sobre a vida e a obra de Manoel Dias de Oliveira, músico que viveu no século XVIII. No segundo, a análise recairá sobre as possibilidades de pesquisa no acervo recolhido por Mário de Andrade no Norte e Nordeste do Brasil durante a Missão de Pesquisas Folclóricas, financiada pelo Departamento de Cultura de São Paulo em 1938. O acervo musical da caravana coordenada por Mário de Andrade pode ser escutado na íntegra no site do Sesc em São Paulo "Missão de Pesquisas Folclóricas".
O curso Dois Tempos de Pesquisa em Música Brasileira deverá subsidiar o discernimento sobre a metodologia a ser empregada em pesquisas no campo da música.
Cronograma:
08/08: Exposição teórica e discussão de textos sobre Pesquisa de Campo em Música, utilizando a pesquisa sobre a vida e a obra de Manoel Dias de Oliveira.
09/08: Exposição teórica e discussão de textos sobre Pesquisa de Gabinete em Música, utilizando o exemplo do acervo recolhido por Mário de Andrade durante a Missão de Pesquisas Folclóricas para falar das possibilidades de pesquisa.
As inscrições podem ser feitas as partir de 26 de julho, às 14h, pela Internet ou em qualquer unidade do Sesc em São Paulo.
30 vagas.
(Foto: SXC)
Bibliografia
Bibliografia sugerida pela palestrante:
Data
08/08/2013 a 09/08/2013
Dias e Horários
Quinta e sexta, 19h30 às 21h30.