Dos Engenhos de Açúcar aos Campos de Futebol: A Literatura de José Lins do Rego
Voltar para o inícioPrograma
O minicurso é destinado ao público com potencial interesse pela literatura brasileira. Trata-se de uma série de 3 encontros com formato panorâmico, que apresentará a trajetória, a vida e a obra do escritor paraibano José Lins do Rego (1901-1957).
Abordam-se aspectos mais conhecidos de sua narrativa memorialística e regional, a exemplo dos romances do ciclo da cana-de-açúcar escritos na década de 1930, mas procura-se também explorar dados de menor conhecimento acerca de sua produção ficcional: os ensaios e as crônicas publicados no Rio de Janeiro, durante as décadas de 1940 e 1950.
13/5 - "O romancista e o engenho - José Lins do Rego e o regionalismo nordestino nos anos 1920 e 1930".
Com Mariana Chaguri.
20/5 - "Do romance à crônica esportiva: José Lins do Rego e o futebol brasileiro nos anos 1940 e 1950".
Com Bernardo Buarque.
27/5 - "O provinciano cosmopolita: as crônicas de viagem à Argentina, a Portugal e à Grécia".
Com Regiane Matos.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Bernardo Buarque
Doutor em História Social da Cultura (PUC-Rio), e professor adjunto da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV CPDOC). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e autor dos livros O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego (2004) e ABC de José Lins do Rego (2012). Em 2022, organizou as Melhores crônicas de José Lins do Rego.
(Foto: Acervo Pessoal)
Mariana Chaguri
Professora-doutora e pesquisadora do Departamento de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Autora do premiado livro: O romancista e o engenho: o regionalismo nordestino nos anos 1920 e 1930.
(Foto: Acervo Pessoal)
Regiane Matos
Professora e pesquisadora. É formada em Letras (USP) e mestre pelo IEB-USP, com a dissertação Mário de Andrade em diálogo epistolar com intelectuais e escritores uruguaios, peruanos, chilenos e colombianos. Doutora em História (CPDOC-FGV), com bolsa-sanduíche na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, em Paris. Autora da introdução à mais nova edição de O moleque Ricardo (2022).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
13/05/2019 a 27/05/2019
Dias e Horários
Segundas, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Abril, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.