Atividades

Dostoiévski, Marx e Kardec: um diálogo possível?

Autografias
Dostoiévski e a Dialética: Fetichismo da Forma, Utopia como Conteúdo

Voltar para o início Dostoiévski e a Dialética: Fetichismo da Forma, Utopia como Conteúdo

Programa

Na obra Dostoiévski e a dialética: Fetichismo da forma, utopia como conteúdo (Hedra, 2018), o escritor, professor e pesquisador Flávio Ricardo Vassoler propõe dois diálogos inusitados em meio à fortuna crítica do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881): (i) para tentar responder a uma pergunta formulada (e não respondida) pelo crítico literário e filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin (1895-1975), em Problemas da poética de Dostoiévski (1929), Vassoler aproxima a polifonia que Bakhtin desvela em Dostoiévski do movimento da forma-mercadoria, tal como Karl Marx (1818-1883) o analisa nos primeiros capítulos de O capital (1867); (ii) para tentar sintetizar uma filosofia da história que imbrique, dialeticamente, as afinidades eletivas e dissonâncias entre cristianismo e socialismo ao longo da obra de Dostoiévski, Vassoler aproxima o escritor russo das reflexões teológicas de Allan Kardec (1804-1869), o codificador da doutrina espírita.

Para refletir sobre essas duas chaves da obra de Vassoler, o autor conversará com o jornalista, escritor e crítico literário da Folha de S.Paulo Manuel da Costa Pinto, que assina o prefácio de Dostoiévski e a dialética, texto que também foi publicado pelo blog Estado da Arte, vinculado ao jornal O Estado de S. Paulo.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Arte: Vasily Perov, Google Art Project)

Data

29/06/2019 a 29/06/2019

Dias e Horários

Sábado, 16h às 18h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Maio, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis