Atividades

A circulação da literatura russa no Brasil

Dostoievski na Rua do Ouvidor: a Literatura Russa e o Estado Novo

Voltar para o início Dostoievski na Rua do Ouvidor: a Literatura Russa e o Estado Novo

Programa

A palestra aborda a circulação da literatura russa no Brasil e sua recepção pela crítica literária durante a primeira Era Vargas, com destaque para o período do Estado Novo (1937-1945). Nesse momento, há um enorme interesse pela literatura russa e soviética por parte dos leitores, dos críticos e dos escritores, resultando em implicações sociais, culturais, estéticas, políticas e diplomáticas.

Considerando a literatura o principal bem simbólico da Rússia, a palestra analisa o que significava ler a literatura russa em um período marcado pela disseminação de formas autoritárias de pensamento e ação, questionando sua capacidade de modelar as decisões políticas e influir nos ritmos da história e da cultura.

Será comentada a divulgação da literatura russa no Brasil em dois momentos culminantes, os anos 1930-1935 e 1943-1945, que coincidem com o começo e o fim da Era Vargas, tratando ainda de sua importância na formação de intelectuais e escritores brasileiros no período; a circulação da literatura russa no jornalismo e no mercado editorial, com destaque para a explosão de russofilia após a vitória do Exército Vermelho em Stalingrado, em um momento breve e intenso; o trânsito de textos russos estimulado pelas relações literárias e culturais entre a América Latina e a União Soviética; as tipologias sobre a literatura russa estabelecidas pelos vários discursos anticomunistas; o imenso volume de textos críticos publicados entre 1930 e 1945; os significados da coleção de obras completas de Dostoiévski editada pela Livraria José Olympio Editora a partir de meados de 1944.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Capa do Livro Dostoievski na Rua do Ouvidor a Literatura Russa e o Estado Novo, Editora: Ed.Usp)

Palestrantes

Bruno Barretto Gomide

Bruno Barretto Gomide

Doutor pela Unicamp, com estágio de doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Professor de literatura russa na USP, onde coordena a pós-graduação da área. Publicou 'Da estepe à caatinga: o romance russo no Brasil (1887-1936)' (Edusp), fruto de sua tese de doutorado, e organizou a 'Nova antologia do conto russo (1792-1998)' (Editora 34).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

21/11/2018 a 21/11/2018

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora