Drogas - a História do Proibicionismo
Voltar para o início
Programa
A relação dos seres humanos com as substâncias psicoativas perpassa toda a história da humanidade, e apresenta diferentes formas de como variados grupos sociais realizaram experiências de alteração dos sentidos e percepções.
Seja por interesse individual ou de ordem coletiva, por meio de rituais e práticas culturais, o uso e as experimentações de drogas estão presentes em diferentes contextos sociais e históricos.
Na obra "Drogas: a história do proibicionismo" (Ed. Autonomia Literária, 2018), Henrique Carneiro resgata algumas proibições históricas da antiguidade, analisando diferentes interdições promovidas pelos Estados modernos na França, Canadá, Estados Unidos, Rússia e China.
O livro também discorre sobre a revolução psicoativa do final do século XX, e como o capitalismo ressignificou esta questão, para transformá-la em mercadoria.
Nesse encontro ele apresenta os principais pontos da pesquisa e compartilha suas análises.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Henrique Carneiro
Historiador, professor de História Moderna na USP e pesquisador da história da alimentação, das bebidas e das drogas. Publicou sete livros e coorganizou outros dois sobre estes campos de estudo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
04/10/2019 a 04/10/2019
Dias e Horários
Sexta, 19h às 21h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.