Atividades

A produção histórica da categoria droga para usos médicos ou recreativos

Curso On-Line
Drogas: entre os usos dos prazeres e a gestão das moralidades

Voltar para o início Drogas: entre os usos dos prazeres e a gestão das moralidades

Programa

No fim do século XVIII emergiu no campo dos saberes médicos e terapêuticos um discurso similar ao que entendemos hoje por "dependência de drogas".

Desde então, conceitos como habituados, adictos e dependentes também apareceram nestes meios. Até o ano de 1914, nos Estados Unidos, não existiam as figuras jurídicas do adicto e do traficante, tipologias que inauguram uma lista de drogas proibidas. A partir da implementação do proibicionismo, estas listas aumentaram, o que não impediu que um maior volume e variedade de drogas estivesse cada vez mais disponível em mercados legais e ilegais, para usos médicos ou recreativos.

Este curso abordará esta produção histórica a partir de 4 movimentos:  1) A categoria "droga"; 2) Como as drogas se tornaram um problema de saúde; 3) A instauração do proibicionismo e o encarceramento em massa; 4) A psiquiatria do Pós-guerra: Transtornos e medicalização.  

O primeiro movimento partirá da construção do termo droga enquanto uma categoria moderna ocidental e de sua comparação com outros regimes de usos de plantas.

O segundo movimento situará a emergência do problema das drogas como uma questão de saúde.

O terceiro movimento analisará a construção da proibição das drogas no âmbito do Estado e sua relação com o crescente encarceramento em massa.

O quarto e último movimento abrangerá a produção psiquiátrica do pós-Segunda Guerra Mundial, com foco na produção dos novos manuais diagnósticos (DSM e CID) e a enxurrada de medicações que passa a habitar um novo mercado em expansão.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/6, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

(Foto: Acervo Palestrante)

Palestrantes

Wander Wilson

Wander Wilson

Doutor em Ciências Sociais (antropologia) pela PUC-SP. Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) e acolhedor no Programa de Orientação e Atendimento ao dependente (PROAD-UNIFESP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

13/07/2021 a 03/08/2021

Dias e Horários

Terças, 19h às 21h.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 24/6, até o dia 10/7.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams

Valores

Grátis