Atividades

Revisitando Antonio Garcia Moya e Georg Prsyrembel

E a arquitetura na Semana de Arte Moderna?

Voltar para o início E a arquitetura na Semana de Arte Moderna?

Programa

A palestra tem por objetivo revisitar as propostas arquitetônicas de Antonio Garcia Moya e Georg Prsyrembel, por meio do resgate da presença da arquitetura na Semana de Arte Moderna, e refletir sobre o papel dessas propostas em um quadro mais abrangente do debate sobre mestiçagem e identidade nacional. Embora apareça timidamente na historiografia da Semana de Arte Moderna, as propostas arquitetônicas de Antonio Garcia Moya (1891-1949) e Georg Prsyrembel (1885- 1956) apresentadas naquele evento chamam atenção para preocupações centrais do modernismo. Por uma perspectiva crítica contemporânea, Moya e Prsyrembel abrem caminho para uma investigação das relações entre arquitetura, mestiçagem e identidade nacional no início do século XX.
 
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Alex de Carvalho Matos

Alex de Carvalho Matos

Mestre pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo - IAUUSP e doutorando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP, foi bolsista de Intercâmbio na Faculty of Architecture (TUDelft), educador em História da Arte e Estética da Arquitetura no Theatro Municipal de São Paulo e em seu Anexo Praça das Artes. Atualmente é coordenador de projetos na Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Federal de São Paulo - PROPLAN e integra a equipe responsável pelo projeto de implantação do Campus Zona Leste da Unifesp, sede do Instituto das Cidades. Foi membro do Grupo de Estudos em Estética Contemporânea - USP e do URBIS do Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP de São Carlos, onde desenvolveu pesquisa sobre a relação entre Arquitetura, Arte, História e Utopia. Atualmente está vinculado ao Grupo de Pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina (CACAL-USP/CNPq), onde desenvolve pesquisa sobre arquitetura moderna e vanguardas latinoamericanas no início do século XX.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

AMARAL, Aracy. Artes Plásticas na Semana de 22. São Paulo: Editora 34, 2021.
LIERNUR, Jorge. A máscara sob a máscara: mestiçagem e modernização na arquitetura latino americana do início do século. In: CARDOSO, Luiz Antonio Fernandes; OLIVEIRA, Olívia
Fernandes de (Orgs.). (Re)Discutindo o Modernismo: universalidade e diversidade do movimento moderno em arquitetura e urbanismo no Brasil. Salvador: I DOCOMOMO, 1995.
MUNANGA, Kabenguelê. Rediscutindo a Mestiçagem no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
CHENG, Irene; DAVIS II Charles L., WILSON, Mabel O. (Edit). Race and Modern Architecture: A Critical History from the Enlightenment to the Present. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2020

Data

07/12/2022 a 07/12/2022

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 24/11, até o dia 6/12.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora