Em Debate - Aquilombamento e resistências
“É dia de Festival!”, exibição do documentário sobre futebol de várzea
Voltar para o início

Programa
A apresentação do documentário É dia de festival!, seguida de roda de conversa sobre como o futebol de várzea tem um papel fundamental para as comunidades que está para além do esporte, é cidadania cultural!
O documentário realizado a partir de recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Santo André, narra, por meio de depoimentos, a trajetória de três times de futebol de várzea - Santa Bárbara, Vila Suíça e Colorado - reúne moradores dos bairros Jardim Santo André, Vila Suíça e Vila Lutécia, na periferia da cidade de Santo André. Conta com diretores e ex-diretores dessas organizações esportivas, homens e mulheres que vivem as alegrias do esporte e lazer como um festival e compartilham com a cidade suas experiências de vida.
A proposta é estimular as trocas de experiências sobre o futebol como expressão cultural, ressaltando as histórias de vida, a comunidade e a relação delas com o território. Para Milton Santos, geógrafo, professor e escritor brasileiro, o território é uma configuração material que se forma a partir do espaço e as relações sociais que nele acontece, ou seja, o território é o resultado de ações humanas. O território pode ser visto como uma forma política e econômica que caracteriza o espaço.
O autor defende que o território deve ser estudado por meio de seu uso, ou seja, pelas ações e relações humanas num tempo histórico. E assim, a cidadania não está dissociada do lugar e do território, e isso é algo que permeia toda a obra do documentário, que proporciona diálogos espontâneos, possibilitando uma abordagem com o público sensível e empática, a partir dos relatos das histórias das pessoas e suas impressões.
Para capturar e expressar a importância dessas pessoas envolvidas no território, o diretor opta por vezes em revelar o set, sendo assim, um recurso não apenas de mostrar as câmeras e estrutura de produção, mas sim, valorizar a grandeza do entrevistado.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Gláucia Adriani
Formada em Letras pela Fundação Santo André atua como educadora social em Ongs é poeta e organizadora do Sarau na Quebrada. Integra o coletivo Movimento Cultura Viva Santo André, desde 2012.
(Foto: Acervo Pessoal)

Neri Silvestre
Multifacetado produtor e gestor cultural, articulador, guia de turismo, cozinheiro e poeta, além de professor de forrobodó e ex-jogador de futebol de várzea.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernando Neves
Produtor audiovisual e cineasta: AIC (direção cinematográfica); EBAC (Direção, Roteiro, Roteiro para Documentário e Produção); IATEC (Produção Executiva para Shows e Eventos); SENAC (Roteiro para Cinema); Fundação das Artes SCS (Música).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
11/04/2025 a 11/04/2025
Dias e Horários
Sexta, 19h às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/3, até o dia 11/4.
Enquanto houver vagas.