Em Debate - Meio ambiente, clima e cultura
Ecologia decolonial e do Sul Global
Voltar para o início

Programa
Frente à crescente demanda de reeducação da sociedade para a cultura de paz e para vencer o desafio ambiental que as mudanças climáticas nos impõem hoje, é urgente dar voz aos grupos sociais historicamente oprimidos, bem como entender a voz da natureza através de seus pesquisadores e defensores. Buscando a interseccionalidade destes dois grupos, este curso busca entregar aos seus participantes a visão ampla de uma nova cultura de paz e uma compreensão da natureza profunda em que o ser humano faz parte do meio ambiente -- e não mais é um agente externo que a domina e a destrói.
Aula 1, 19/8
Ecologia decolonial
A colonização não é só marcada pela escravização de humanos por humanos mas também da natureza por humanos. Uma reflexão sobre ecologia baseada no pensador negro Malcom Ferdinand.
Com Cléia Plácido, dançarina e atriz, fundadora do grupo menos1invisível.
Aula 2, 21/8
Alimentação decolonial
A alimentação é o vínculo íntimo do ser humano com a natureza. A aula discute como os processos colonizatórios quebraram o vínculo original dos povos com seu meio, e como resgatar a saúde humana retomando práticas ancestrais de alimentação.
Com Mariana Soares, comunicadora social e educadora ambiental, membra do Coletivo Eparreh.
Aula 3, 26/8
Feminismo decolonial
A construção de gênero com base nas cosmovisões africanas e indígenas deve embasar o feminismo no Sul Global, antes das correntes feministas europeias. A aula apresenta a experiência da Escola Feminista Abya Yala, na zona Sul de São Paulo.
Com Núbia Amorim, membra da Escola Feminista Abya Yala.
Aula 4, 28/8
Arquitetura decolonial
Dos bangalôs africanos até as ocas indígenas, como e por que a arquitetura do Sul Global influenciou a nova onda de arquitetura verde, bioconstrução e permacultura, tanto em seu aspecto estético quanto em suas funcionalidades adaptadas a cada clima.
Com Alexandre Monteiro, arquiteto, membro do Coletivo Eparreh e do Espaço CITA.
Aula 5, 2/9
Capoeira no meio ambiente
O icônico Mestre Pastinha já dizia: "Capoeira é tudo o que a boca come". Muito mais do que uma luta ou uma dança, a capoeira é a filosofia de integração do ser humano com seu meio -- tanto ao se apropriar dos elementos do entorno quanto ao devolver em cultura e resistência.
Com Diogo Menezes, capoeirista e bioconstrutor, fundador do Grupo Palha e membro do Grupo de Capoeira Irmãos Guerreiros.
Aula 6, 4/9
Eco-arte periférica
A aula faz uma releitura ambientalista do hip hop e do Grafite dentro do movimento ecoperiférico de São Paulo, apresentando novos pontos de vista retratados com tinta de terra no muro e mutirões intergeracionais.
Com Alex Zudão, artista e educador ambiental, membro do Coletivo Eparreh.
Aula 7, 9/9
Autopoiesis, uma filosofia para a vida
A vertente chilena das novas ciências cognitivas de Humberto Maturana e Francisco Varela percorre da biologia até a linguística, para entender como a natureza funciona e como seus padrões podem ser usados na educação para encerrar a cultura da violência.
Com Lucas Ciola, linguista, fundador do Coletivo Eparreh (Estudo e Práticas Agroecológicas e o Reencantamento Humano) de Educadores Ambientais.
Aula 8, 11/9
Agricultura ancestral
Como os povos da terra plantavam antes do insumo industrial e como suas técnicas podem ser aproveitadas na moderna agricultura agroecológica.
Com Jackson Ramos, bioconstrutor e educador ambiental, membro do Coletivo Eparreh.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Pexels - Vurzie Kim)
Palestrantes

Alexandre Monteiro
Arquiteto, membro do Coletivo Eparreh e do Espaço CITA.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cléia Plácido
Dançarina e atriz, fundadora do grupo menos1invisível.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mariana Soares Martins
Comunicadora social e educadora ambiental, membra do Coletivo Eparreh.
(Foto: Acervo Pessoal)

Núbia Amorim
Membra da Escola Feminista Abya Yala.
(Foto: Acervo Pessoal)

Diogo Menezes
Capoeirista e bioconstrutor, fundador do Grupo Palha e membro do Grupo de Capoeira Irmãos Guerreiros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Alex Zudão
Artista e educador ambiental, membro do Coletivo Eparreh.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lucas Ciola
Linguista, fundador do Coletivo Eparreh (Estudo e Práticas Agroecológicas e o Reencantamento Humano) de Educadores Ambientais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Jackson Ramos
Bioconstrutor e educador ambiental, membro do Coletivo Eparreh.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
19/08/2025 a 11/09/2025
Dias e Horários
Terças e Quintas, 15h às 17h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 29/7, até o dia 15/8.
Enquanto houver vagas
Local
Plataforma On-line ou web navegador de sua preferência