Economia da Cultura: conceitos e aplicações
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Programa
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
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A política cultural federal nos últimos 10 anos explorou bastante as dimensões simbólica e cidadã presentes no Plano Nacional da Cultura.
A dimensão econômica, que também consta do Plano Nacional de Cultura, foi a que menos se desenvolveu nesse período, ganhando novo impulso a partir do lançamento da publicação Atlas Econômico da Cultura Brasileira em Abril de 2017.
Mas quais são os conceitos de Economia que a área cultural deve dominar para aferir seus resultados? Quais são seus usos e aplicações?
Pensando nessa demanda crescente por parte do meio cultural, o mini-curso em questão vai trazer alguns tópicos essenciais para a discussão:
Aula 1: 10/07, 10h às 13h - Delimitação do campo da economia da cultura e da economia criativa. Aplicação de conceitos microeconômicos no âmbito cultural.
Aula 2: 10/07, 14h30 às 17h30 - Estudo da Demanda: Hábitos de consumos culturais. Estudo da oferta.
Aula 3: 11/07, 10h às 13h - Elasticidade da demanda e da oferta de bens e serviços culturais. Produção, mercados e indústrias do setor cultural.
Aula 4: 11/07, 14h30 às 17h30 - Aplicação de conceitos macroeconômicos no âmbito cultural: contabilidade social
Aula 5: 12/07, 10h às 13h - Aplicação de conceitos macroeconômicos no âmbito cultu1ral: contas satélites da cultura.
Aula 6: 12/7, 14h30 às 17h30 - Noções de estatística aplicada à cultura: Análise Exploratória de Dados. Interpretação das medidas de centralidade (média, media, moda), dispersão, assimetria e curtose.
Aula 7: 13/07, 10h às 13h - Interpretação das medidas de centralidade (média, media, moda), dispersão, assimetria e curtose. Noções de inferência estatística.
Aula 8: 13/07, 14h30 às 17h30 - Linhas de financiamento e fomento a atividades culturais.
Aula 9: 14/07, 10h às 13h - Indicadores e bases de dados e emprego na área cutural. Fontes de dados do IBGE: pesquisas domiciliares (Censo, PNAD, PNAD Contínua, POF).
Aula 10: 14/07, 14h30 às 17h30 - Indicadores e bases de dados e emprego na área cutural: pesquisas econômicas (CEMPRE, PAS, PIA, PAC), pesquisas de estabelecimento (MUNIC/ESTADIC). Ferramentas do IBGE: cidade@, estado@, microdados, BME, sidra (destaque)
Aula 11: 15/07, 10h às 13h - Oficina de aplicação dos conceitos apreendidos no curso em casos práticos oriundos da realidade e experiência dos participantes.
Aula 12: 15/07, 14h30 às 17h30 - Apresentação, Análise e discussão dos trabalhos realizados pelos participantes.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Foto: HypnoArt)
Palestrantes

Geraldo Sandoval Góes
Doutor em Economia pela UnB. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão.
(Foto: Acervo Pessoal)

Geraldo Horta Alvarenga
Economista, Analista de Sistemas, Especialista em Políticas Púbicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão. Trabalhou no MinC entre 2009 e 2017.
(Foto: Acervo Pessoal)

Leonardo Athias
Cientista Político, Mestre em Relações Internacionais e Doutor em Ciência Política pela Universidade Bordeaux IV - França. É pesquisador do IBGE e responsável por estatísticas culturais na Coordenação de População e Indicadores Sociais.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
Atlas Econômico da cultura brasileira – Vol. I
Atlas Econômico da cultura brasileira – Vol. II
Data
10/07/2017 a 15/07/2017
Dias e Horários
Segunda a Sábado, 10h às 17h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.