Em Debate - Trabalho, Sociedade e Cultura
Economia do Esporte: uma análise da história da indústria esportiva profissional
Voltar para o início

Programa
O fenômeno dos esportes tem uma enorme penetração social, com bilhões de praticantes e dezenas de milhões de atletas profissionais. A indústria esportiva tem muitas características peculiares que são passíveis de análise econômica. A indústria de equipamentos esportivos vende bilhões de dólares em equipamentos para o público e as empresas pagam altas taxas para ter seus logotipos exibidos com destaque em transmissões internacionais. Em um ambiente extremamente competitivo, os melhores atletas ganham dezenas de milhões de dólares por ano em prêmios e dinheiro promocional. Os locais esportivos modernos também se tornaram centros de entretenimento de massa, muitas vezes subsidiados pelo poder público. Os esportes são parte da vida diária das pessoas em todo o mundo, com muitas questões socioeconômicas associadas.
Este curso de Economia do Esporte é uma introdução abrangente ao assunto de esportes. Entre outros tópicos, abrange estrutura de mercado, mercado de trabalho, subsídios públicos para estádios, financiamento público de licitações para megaeventos e para os próprios eventos, e corrupção. Com especial atenção às aplicações do mundo real em questões esportivas. O curso será dividido em três encontros.
O primeiro encontro apresenta um panorama da organização esportiva em diferentes países nos séculos XVIII, XIX e início do século XX. O surgimento do esporte como um elemento do capitalismo, sua expansão pelo mundo via imperialismo britânico, além de mostrar um breve panorama das principais manifestações esportivas no mundo e abordar os primeiros passos da profissionalização de atletas.
O segundo encontro adentra nas diferentes formas de organização econômica do esporte no mundo, analisando diferentes teorias econômicas do esporte que nos ajudam a compreender como o esporte se organizou como um entretenimento até os dias atuais.
Aborda aqui as diferentes formas de organizações de campeonatos pelo mundo, debate sobre as ferramentas que viabilizaram a formação do esporte como um espetáculo de entretenimento, a construção de grandes praças esportivas pelo mundo, a evolução dos principais fabricantes de material esportivo no mundo e a disputa voraz que estas empresas travam na indústria esportiva, o papel do Estado na viabilização econômica de determinadas práticas esportivas e as mudanças no esporte a partir do papel de patrocinadores.
O último encontro aborda questões mais contemporâneas da economia do esporte, como aquelas ligadas às transmissões esportivas por televisão e agora por streamings e as transformações no esporte advindas deste processo, à organização de megaeventos esportivos e seus impactos na economia do esporte, a escalada dos valores envolvidos no esporte de alto rendimento (salários, prêmios, patrocínios, direitos de transmissão, etc.), a atual invasão dos mercados de apostas no esporte e os possíveis impactos deste fenômeno na indústria esportiva contemporânea.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

João Malaia Santos
Doutor em História Econômica (USP). Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de diversos trabalhos sobre história econômica do esporte. Coordenador do Stadium: Grupo de Pesquisa em História do Esporte e das Práticas Lúdicas e editor responsável da Recorde: Revista de História do Esporte.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
12/05/2025 a 26/05/2025
Dias e Horários
Segundas, 15h às 17h.
Inscrições a partir das 14h do dia 29/4, até o dia 8/5.
Enquanto houver vagas
Local
Plataforma Microsoft Teams