Atividades

Apresentação da pesquisa "Economia e Cultura da Moda: Perspectivas para o Setor"

Economia e Cultura da Moda no Brasil

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Programa

A “Pesquisa Economia e Cultura da Moda: Perspectivas para o Setor” foi organizada pelo Iniciativa Cultural – Instituto das Indústrias Criativas e pelo Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), juntamente com a Secretaria Executiva e a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, com o intuito de subsidiar a formulação de diretrizes e políticas para a ação pública no setor da Moda no Brasil.

Entre os objetivos da pesquisa, destacam-se:

• Fomentar o debate acerca do setor da Moda no Brasil.
• Contribuir para a inserção da moda na agenda nacional de políticas públicas de cultura e para a dinamização do setor no país, como gerador de riqueza e renda.
• Contribuir para a consolidação da moda dentro do Ministério da Cultura e de outras instâncias de poder, nos níveis estadual e municipal.
• Apoiar a institucionalização do setor da Moda entre as políticas do Ministério da Cultura.
• Construir um espaço legítimo de discussão para o setor, institucionalizando o relacionamento do segmento da moda com o Ministério da Cultura, por meio da criação de um Colegiado Setorial da Moda.

A pesquisa em questão buscou propiciar uma compreensão em sentido amplo da Economia e Cultura da Moda no Brasil, a partir de várias ações conjugadas:

1. Organização do “I Seminário Nacional de Moda”, realizado em Salvador, no período de 26 a 29 de setembro de 2010. Além de contribuir para uma reflexão crítica sobre a produção de conhecimento acerca do setor da Moda, o seminário trouxe subsídios para a discussão sobre políticas setoriais do Ministério da Cultura para o setor, sendo o espaço para a eleição de representantes para o Colegiado Setorial da Moda, conforme dispõe o regimento interno do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).
2. Estudo do conhecimento: levantamento de indicadores setoriais e coleta de depoimentos de agentes-chave do setor.
3. Estudo do potencial do setor de moda enquanto Economia Criativa no Brasil.
4. Diagnóstico do desenvolvimento do setor nos elos da cadeia produtiva/ perfil nacional. A Economia da Moda em sentido amplo: ambiente institucional, diagnóstico setorial amplo da cadeia produtiva nacional nas esferas da produção industrial, design e cultura. Produção de um modelo analítico genuinamente nacional de cadeia produtiva. Formulação de indicadores e recomendações para as perspectivas do setor para os próximos dez anos a partir de novos marcos institucionais e da interação dos elos produtivos (design, cultura e indústria).
5. Análise da regulamentação trabalhista e tributária e seu impacto na cadeia produtiva do setor no âmbito nacional.
6. O papel do Estado no fomento e desenvolvimento do setor da Moda enquanto produção cultural. Definição do campo e elos estruturantes da cadeia produtiva da Economia da Cultura da Moda no Brasil. Análise do papel do Estado Brasileiro na Economia da Moda, à luz de seus impactos, necessidades e gargalos. Esboço institucional do modelo a ser adotado como balizador da Economia da Moda Brasileira. Definição do modelo que determinará os elementos que formam a cadeia produtiva da moda no Brasil, com a construção da cadeia produtiva propriamente dita: definição dos encadeamentos produtivos (multiplicadores), elos de geração de valor econômico e valor cultural, tais como o design e signos de capitalização.
7. Pesquisa em dados secundários disponíveis e entrevista com amostra representativa de segmentos do setor, auferindo forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Cadeia produtiva da moda (análise SWOT) – Gargalos, oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, ambiente de inovação. Diagnóstico amplo e sistematização do potencial da moda como elemento de desenvolvimento socioeconômico a partir de sua esfera industrial.

Para apresentação dos resultados da pesquisa, o documento foi estruturado em três partes principais:

• Marco referencial: Moda, cultura e outras tramas – Apresentação dos conceitos, referenciais teóricos e documentos que nortearam o desenvolvimento da pesquisa, assim como a análise dos dados e a elaboração das recomendações finais.

• Diagnóstico da moda – Conjunto dos resultados das ações relacionadas a levantamentos de dados, estudos, pesquisas e análises para elaboração do diagnóstico sobre o setor da moda.

• Recomendações para políticas públicas de cultura – Apresentação de diretrizes e eixos para orientar as políticas públicas para a moda e fomentar o desenvolvimento do setor no Brasil.

Palestrantes

Alessandra Meleiro

Alessandra Meleiro

Possui pós-doutorado junto à University of London (Media and Film Studies) e é pesquisadora associada do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento: www.cebrap.org.br). Doutora pela ECA/USP e mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes/ UNICAMP. Professora adjunta e pesquisadora do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Imagem e Som da Ufscar. 

Data

10/12/2013 a 10/12/2013

Dias e Horários

Terça, 19h30 às 21h30.

Local

Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana 
5º andar - Torre A 
São Paulo/SP

Valores

R$ 6,00 - comerciários e dependentes 
R$ 12,00 - usuários matriculados e dependentes, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante 
R$ 30,00 - inteira