Atividades

Desenvolvimento de práticas educativas mais inclusivas, participativas e eficazes em saúde no contexto escolar.

Curso Híbrido
Educação em Saúde para Educadores

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Programa

A educação em saúde é um instrumento poderoso para capacitar indivíduos e comunidades para promoverem uma vida saudável e prevenir doenças. Ao investir na formação de educadores nessa área, fortalecemos não apenas a saúde das novas gerações, mas também a capacidade de transformação das comunidades.

Este curso propõe um espaço de reflexão, aprendizado e construção coletiva de saberes, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas mais inclusivas, participativas e eficazes em saúde.

O conceito de saúde é multifacetado e de extrema importância para a qualidade de vida de indivíduos e comunidades. Entretanto, o acesso à informação sobre saúde muitas vezes é desigual, o que pode levar a decisões inadequadas ou falta de prevenção de doenças. A educação em saúde surge como uma ferramenta fundamental para preencher essa lacuna, capacitando as pessoas com o conhecimento e as habilidades necessárias para tomar decisões saudáveis e promover comportamentos preventivos.

No contexto da educação, formal e informal, esse processo se torna ainda mais crucial, pois é o espaço para se desenvolver o protagonismo infantojuvenil, capacitando os
 
jovens para serem agentes ativos na promoção da saúde, tanto para si mesmos quanto para suas comunidades.

Este curso será realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, em parceria com o Centro de Educação em Saúde Abram Szajman, vinculado ao Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein.

Programa:

12/8 (online), das 17h30 às 20h
Desenvolvimento Infantojuvenil e Vulnerabilidade Social
Nesta aula, destacaremos a importância de compreender os marcos do desenvolvimento na infância e sua relação intrínseca com as questões de vulnerabilidade social.

Conhecer os determinantes sociais de saúde é essencial nesse contexto, pois nos permite entender como fatores como renda, educação, condições de moradia e acesso a serviços de saúde influenciam diretamente a saúde e o bem-estar das crianças. Nesse sentido, o acesso à educação é um determinante social de saúde crucial, pois está intimamente ligado ao desenvolvimento cognitivo, à capacidade de tomada de decisão e ao acesso a oportunidades futuras.

Portanto, destacaremos a importância de reconhecermos não apenas os marcos do desenvolvimento infantil, mas também como eles estão interligados com as condições sociais em que as crianças estão inseridas.
Com Carolina Donato Silva.

19/8 (online), das 17h30 às 20h Saúde e seus modos de cuidado
Abordaremos a construção do conceito de saúde ao longo do tempo e a apresentação do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando a evolução das concepções de saúde, desde uma abordagem puramente biomédica, até uma visão mais ampla e integrada, que considera fatores sociais, econômicos e ambientais.
 
Neste encontro, enfatizaremos a importância de uma abordagem ampla e integrada da saúde, que reconheça a complexidade dos determinantes de saúde e promova a colaboração entre diferentes setores para garantir o bem-estar e a qualidade de vida de toda a população.
Com Andreia Maria da Silva.

26/8 (online), das 17h30 às 20h Educação em saúde
Neste encontro, abordaremos a importância da Educação Popular em Saúde e os princípios fundamentais que norteiam essa política. A Educação Popular em Saúde representa uma perspectiva participativa e emancipatória, que reconhece o saber popular como válido e valoriza a participação ativa da comunidade na promoção da saúde.

Além disso, enfatizaremos a importância da Educação Popular em Saúde como uma abordagem democrática e transformadora, que visa fortalecer os vínculos comunitários, promovendo a autonomia e contribuindo para a construção de sociedades mais justas e saudáveis.
Com Priscila Serpejante.

2/9 (online), das 17h30 às 20h
Metodologias ativas e outras práticas de ensino no contexto da educação em saúde.
Nesta aula, exploraremos como diferentes abordagens pedagógicas podem ser aplicadas para promover uma aprendizagem significativa e transformadora nesse campo.

Portanto, enfatizaremos a importância de diversificar as estratégias de ensino em saúde, buscando criar ambientes de aprendizagem estimulantes, inclusivos e significativos, que preparem os alunos para enfrentar os desafios complexos do campo da saúde de forma criativa e colaborativa.
Com Sophia Pimenta.

14/9 (presencial), das 10h30 às 16h30
Oficina de mão na massa - Experimentar a construção de práticas de educação em saúde
Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de explorar e experimentar diferentes métodos, técnicas e recursos para promover uma educação em saúde eficaz e impactante.

Será estruturada em torno de atividades práticas, proporcionando aos participantes uma experiência imersiva na construção de ações de educação em saúde. Algumas das atividades que serão realizadas incluem: Design Thinking em Saúde, Simulações e Role- playing, Construção de Jogos e Atividades Lúdicas e Produção de Materiais Didáticos.

Ao longo da oficina, os participantes serão incentivados a compartilhar suas experiências e ideias, promovendo a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos.

Além disso, serão fornecidos espaços para reflexão e discussão sobre os desafios e oportunidades enfrentados na implementação de práticas de educação em saúde em contextos escolares.
Com Sophia Pimenta e Daniel Martins.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito presencialmente no CPF Sesc através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro e on-line no cartão de crédito. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, presencialmente, na Central de Atendimento do Centro de Pesquisa e Formação, com o comprovante da inscrição ou encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento.

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Carolina Donato Silva

Carolina Donato Silva

Terapeuta ocupacional, mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atua na área de Saúde Mental Infantojuvenil.
(Foto: Acervo Pessoal)

Andreia Maria da Silva

Andreia Maria da Silva

Tem 15 anos de atuação na Psicologia, atuando nas políticas sociais (SUAS e SUS). Mestra em Psicologia Social pela PUC SP. Supervisora clínica no curso de Psicologia na Fundação Santo André e coordenadora da pós-graduação de Saúde Mental na Atenção Primária no Instituto Israelita Hospital Albert Einstein.
(Foto: Acervo Pessoal)

Priscila Cristina de Andrade Serpejante

Priscila Cristina de Andrade Serpejante

Graduada em Serviço Social, com pós-graduação em Gênero e Sexualidade (UERJ), em Gestão em Saúde Pública (Facuminas), MBA em Gestão Estratégica do 3° Setor. Atuou como Gerente do Programa Saúde no Sesc RN e Educadora Articuladora de educação em saúde no PROADI EducaSUS do Hospital Israelita Albert Eisntein.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sophia Roslindo Pimenta

Sophia Roslindo Pimenta

Pedagoga e mestra em Educação pela UFRJ, doutora em Arte e Design pela PUC-Rio. Atuou como coordenadora de cursos customizados do programa de educação a distância da FGV entre 2002 e 2010. Desde 2013, atua em projetos de educação e saúde desenvolvidos pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
(Foto: Acervo Pessoal)

Daniel de SantAnna Martins

Daniel de SantAnna Martins

Designer, premiado ludólogo, futurista e educador. Mestre em Design (Cesar School), fundador da D+1 Design & Jogos, especializada em desenvolver experiências ludocêntricas de aprendizagem, com foco na promoção de impacto social e habilidades socioemocionais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Soraya Souza Cruz

Soraya Souza Cruz

Graduada em psicologia pela Universidade São Marcos, mestra em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública da USP, especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fiocruz. Atuação voltada para às práticas em saúde pública e suas correlações com a psicologia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

12/08/2024 a 14/09/2024

Dias e Horários

12/8 a 2/9 (online), segundas, 17h30 às 20h
14/9 (presencial), sábado, 10h30 às 16h30

Curso Híbrido

Inscrições a partir das 14h do dia 25/7, até o dia 12/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e Plataforma Zoom.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira

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