Educação especial e inclusiva
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Ciclo aborda a interação entre professores e crianças identificadas pelas particularidades de seus corpos e intelectos, considerados fora dos padrões de normalidade, e a condição de exclusão social destes grupos por meio de indicadores sociais e das políticas públicas.
10/6 - Corporalidades e educação inclusiva: sair do capacitismo
A crítica antropológica renova a educação inclusiva. Quando a experiência de pessoas com deficiência ou cronicamente enfermas é analisada com os conceitos desnaturalização, corporalidades, interdependências e capacitismo a interação entre professores e crianças extrapola falsos padrões de normalidade.
Com Marcos Cezar de Freitas.
11/6 - Educação de surdos no contexto do Atendimento Educacional Especializado
A palestra é um convite à reflexão sobre desafios e potencialidades, em busca do equilíbrio entre propostas conceituais e a realidade do atendimento. Aprofundar estudos, esclarecer dúvidas e compartilhar saberes e estratégias de atuação são alguns dos objetivos da palestra.
Com Guadalupe Marcondes de Moura.
17/6 - Indicadores sociais e a educação de pessoas com deficiência
A palestra tem por objetivo analisar a educação de pessoas com deficiência por meio de indicadores sociais e educacionais, das recomendações dos organismos internacionais e da política de educação inclusiva que regulamenta sua escolarização.
Com Silvia M. Ferreira Meletti.
18/6 - Altas habilidades/superdotação: limites e possibilidades
Esta palestra busca discutir sobre estratégias pedagógicas que possam responder as necessidades dos alunos com altas habilidades/superdotação e apropriar-se de possíveis ações de reconhecimento e atendimento aos educandos com altas habilidades.
Com Danitiele Maria Calazans Marques.
Mediação: Patrícia Pereira.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Palestrantes
Danitiele Maria Calazans Marques
Doutora e mestre em Educação Especial pela UFSCar. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Educacional. Autora do livro "Altas Habilidades /Superdotação: A intervenção educacional na precocidade a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas".
(Foto: Acervo Pessoal)
Guadalupe Marcondes de Moura
Fonoaudióloga bilíngue (Português - Libras), professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP, doutora em Educação Especial pela FEUSP (ênfase na Pessoa Surda) e coordenadora do Laboratório de Estudos Fonoaudiológicos em Atipias da Língua de Sinais da FCMSCSP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marcos Cezar de Freitas
Professor Livre Docente do Departamento de Educação da Unifesp. Pesquisador do CNPq. Coordenador do EDUCINEP: Educação Inclusiva na Escola Pública e do projeto internacional Plataforma de "Saberes Inclusivos".
(Foto: Acervo Pessoal)
Patrícia Pereira
Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Técnica de inclusão e consultora em acessibilidade. Coordenadora pedagógica do GELCS - Grupo de Estudos em Libras e Cultura Surda na USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Silvia M. Ferreira Meletti
Graduada em Psicologia, mestre em Educação Especial, doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, com pós-doutorado pela PUC-SP. Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
10/06/2019 a 18/06/2019
Dias e Horários
Segundas e Terças, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Maio, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.