Curso Presencial
Educação, Patrimônio Cultural e Cidadania
Voltar para o início

Programa
O curso tem como objetivo fornecer instrumentos práticos para educadores trabalharem a educação patrimonial como ferramenta pedagógica. Após uma introdução sobre as linhas gerais do desenvolvimento das instituições e práticas de patrimônio cultural e do desenvolvimento da cidade de São Paulo, os participantes conhecerão a metodologia do Inventário Participativo de Referências Culturais por meio de uma oficina. As perspectivas decolonial, racial e de gênero serão abordadas de forma transversal em todo o curso.
Ele contará com quatro encontros presenciais, sendo três no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e um partindo da Escola Maria José (Rua Treze de Maio, 267, Bela Vista) com finalização no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Regina Bortoto
Formada em Letras pela PUC-SP, com complementação em Pedagogia, foi professora e diretora na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Especialista em Sociologia pela FESP-SP. Participa de movimentos sociais e de educação como o Movimento pela Desapropriação da Antiga Fábrica de Cimento Portland Perus. É membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Vanessa Corrêa
Pesquisadora no Doutorado em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP e coordenadora de gestão do Instituto Tebas. Coordenou a implantação da Jornada do Patrimônio e do Inventário Memória Paulistana no DPH (Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo). Escreveu por sete anos sobre urbanismo e patrimônio cultural na Folha de S.Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
22/03/2023 a 12/04/2023
Dias e Horários
Quartas, das 10h às 13h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 21/3.
Enquanto houver vagas.