Atividades

A Educomunicação como sinônimo de educação pelos meios de comunicação

Contextos
Educomunicação como intervenção social

Voltar para o início Educomunicação como intervenção social

Programa

O curso visa apresentar os fundamentos histórico-filosóficos da Educomunicação enquanto fenômeno social, como também discutir e refletir sobre produções coletivas de comunicação realizadas com crianças, jovens e adultos, em espaços de educação formal e não formal, cultura e saúde mental, ressaltando a importância do processo de elaboração, produção e realização das peças de comunicação na perspectiva da Educomunicação. Adotando metodologia dialógica, Trata-se de proporcionar a reflexão sobre possibilidades da Educomunicação nos processos socioeducativos, aprofundando seus conhecimentos e usos específicos.

Inscrições a partir do dia 26/01, às 14h.


Conteúdo:

Contexto histórico do nascimento do termo

O papel dos meios de comunicação na formação das pessoas

Mário Kaplún, o criador do termo Educomunicação

Educomunicação como conceito

Os meios de comunicação no Brasil

De que educação estamos nos referindo em Educomunicação

De que comunicação estamos nos valendo em Educomunicação

Processos de produção coletiva de programa de rádio na perspectiva da Educomunicação

Processos de produção coletiva de programa de vídeo na perspectiva da Educomunicação

Educomunicação e Terceira Idade (produções coletivas de rádio, revista e vídeo)

Educomunicação e Infância (produções coletivas de rádio e vídeo)

Educomunicação e Juventude (produções coletivas de rádio, fotonovela e vídeo)

Educomunicação e Escola (produções coletivas de rádio e vídeo)

Educomunicação e Saúde Mental (produções coletivas de rádio)

Metodologia de trabalho para produções coletivas de comunicação, na perspectiva da Educomunicação

Sobre Mediador e Mediação de processos de produções coletivas de comunicação, na perspectiva da Educomunicação

(Foto: Instituto Gens)


Palestrantes

Donizete Soares

Donizete Soares

Professor de filosofia e autor de Ideias Libertárias e Educomunicação ambos pela Editora Instituto Gens. Corresponsável pelo Instituto GENS de Educação e Cultura e pelos projetos Cala-boca já morreu – porque nós também temos o que dizer e Trecho 2.8 – criação e pesquisa em fotografia. (Foto: Acervo pessoal)

Grácia Lopes Lima

Grácia Lopes Lima

Professora, doutora em Educação pela FE-USP. Coordenadora do Grupo de estudos Educomunicação e Formação de Professores – parceria Lab_arte FE-USP. Corresponsável pelo Instituto GENS de Educação e Cultura, e pelos projetos Cala-boca já morreu – porque nós também temos o que dizer e Trecho 2.8 – criação e pesquisa em fotografia. (Foto: Acervo pessoal)

Bibliografia

KAPLUN, Mário. Comunicación entre grupos: el método del Cassete-foro. CIID, Ottawa: 1984.

______________  La Educación para los Medios. Montevideo: Fundación de Cultura Universitaria de la Universidad de la Republica, 1987

______________  Producción de Programas de Radio: el guión – la realización. México, Editorial Cromocolor, 1994

 

LOPES LIMA, Grácia. Educação pelos Meios de Comunicação ou Produção coletiva de comunicação na perspectiva da Educomunicação. São Paulo, Instituto GENS de Educação e Cultura, 2009.

_________________  Educomunicação. Psicopedagogia e Prática radiofônica. Estudo de caso do Programa de rádio Cala-boca já morreu. ECA/USP. Dissertação de Mestrado, 2002.

_________________  Detalhamento da Metodologia Cala-boca já morreu

_________________  Comunicação/educação: a atualidade do tema

_________________  Educomunicação na escola

_________________  Educomunicação e processos de autoria. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online - v.2, n.1 (2013)

Em: <http://portalgens.com.br/portal/publicacoes>. Acesso em 16 de dezembro de 2014.

 

LOPES LIMA, Grácia e MELO, Teresa. Passo a passo para a conferência de meio ambiente nas escolas + Educomunicação: mudanças ambientais globais. Brasília: Ministério da Educação, SECAD: Ministério do meio Ambiente, SAIC, 2008 LOPES

_______________________________ “Educomunicação e meio ambiente” In:

Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola.

Secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) – Ministério da Educação 2007.

 

LOPES LIMA, Grácia e SOARES, Donizete. Para saber das coisas – Falando da Política Nacional de Saúde e das doenças relacionadas ao trabalho. São Paulo : Hemeroteca Sindical Brasileira e OBORÉ – projetos especiais em comunicações e artes. 2006

 

RAMONET, Ignácio. “Poder midiático”. In: MORAES, Dênis de. Por uma outra comunicação. Mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003

 

SOARES, Donizete. Pra Discutir e gerar boas conversas em sala de aula

________________  Educomunicação: intervenção ou reprodução social

________________  Educomunicação – o que é isto

________________  Educomunicação não é metodologia

________________  Educomunicação: Dimensão Social e Política

________________  Informação e Comunicação

________________  Educomunicação e Software Livre

Em: <http://portalgens.com.br/portal/publicacoes>. Acesso em 16 de dezembro de 2014.

Data

03/02/2015 a 17/03/2015

Dias e Horários

Terças e quintas, 19h30 às 21h30.
*17/02 não haverá aula devido feriado de carnaval.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 
4º andar do prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo/SP

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira