Elis Regina, Nada Será como Antes
Voltar para o início
Programa
Para escrever a biografia de Elis Regina, o jornalista Julio Maria ouviu 135 pessoas que conviveram com a cantora, além de recorrer aos arquivos públicos e de jornais. O livro foi escrito e lançado ainda sob a legislação das autorizações prévias, que deveriam ser concedidas por artistas e ou seus herdeiros. Ao ser lançada, jogou luz sobre a postura que os filhos de Elis tiveram: leram, sofreram com muitas páginas, mas não pediram nenhuma mudança. Elis é retratada desde seus primeiros anos em Porto Alegre, quando cantava nas rádios Farroupilha e Gaúcha, até sua trágica morte em 19 de janeiro de 1982. Entre os documentos inéditos estão o inquérito policial aberto para apurar a causa da morte (que traz todos os depoimentos de quem esteve com ela em seus momentos finais), e carta que escreveu ao filho João Marcello quando ele fez um ano de idade (da qual ele não sabia da existência até o lançamento do livro). Neste encontro o autor conversa com o público sobre o processo da pesquisa e as escolhas que fez ao compor a obra.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Júlio Maria
Formado em jornalismo pela PUC-SP. Atuou como repórter de música e crítico do jornal O Estado de São Paulo e foi repórter e editor do Caderno Variedades do Jornal da Tarde.
(Foto: Tiago Queiroz)
Bibliografia
ECHEVERRIA, Regina. Furacão Elis. São Paulo: Editora Leya, 2012.
MONTEIRO, Denílson. A Bossa do Lobo. São Paulo: Editora Leya, 2011.
MOTTA, Nelson. Noites Tropicais. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2000.
VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1997.
MELLO, Zuza Homem de. A Era dos Festivais. São Paulo: Editora 34, 2010.
Data
13/10/2015 a 13/10/2015
Dias e Horários
Terça, 19h às 21h.