Atividades

Minas Gerais – Campanha da Princesa (1799-1850)

Elites regionais e a formação do estado Imperial Brasileiro

Voltar para o início Elites regionais e a formação do estado Imperial Brasileiro

Programa

“Elites regionais e a formação do estado Imperial Brasileiro – Minas Gerais – Campanha da Princesa (1799-1850) é uma leitura obrigatória para os que pretendem conhecer o Brasil do século XIX ou ainda saber como um historiador age em seu ofício.


 


O livro apresenta um dos vários cenários econômicos e sociais possíveis das áreas voltadas para o mercado interno oitocentista.  Em Campanha da Princesa temos fazendas com imensas escravarias mantidas pelo tráfico atlântico de africanos, complexos negócios comerciais, uma hierarquia social ciosa de suas diferenças e, no seu topo, poderosas famílias empenhadas em manter suas posições de mando econômico e político.  Assim, Marcos Ferreira de Andrade demonstra que o mercado interno não era só alimentado por um mar de camponeses e por multidões de pequenas explorações escravistas. E, da mesma forma, ele prova que a grande política do Império tinha por agentes as elites regionais, além dos já conhecidos barões do café, do açúcar e dos negociantes de grosso trato.


Poucas vezes vi trabalhos onde o pesquisador conseguiu, com a mesma habilidade, fazer uma história das fortunas e do estilo de vida. Enfim, esta segunda edição é uma dádiva para os aficionados no ofício de historiador e para os que pretendem conhecer mais o nosso país continente” (João Fragoso. Professor Titular da UFRJ).


 


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Nosso canal no YouTube oferece mais de nossa programação. Inscreva-se e fique por dentro.

Palestrantes

Marcos Andrade

Marcos Andrade

Doutor em História (UFF), publicou livros e artigos relacionados à história da escravidão brasileira, especialmente sobre a revolta de Carrancas. É professor do curso de História da UFSJ.

 

Data

18/11/2015 a 18/11/2015

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

Local

Valores

Grátis

Inscreva-se agora