Em busca da batida perfeita: construção sociossonora do Rap
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Programa
Frente às múltiplas manifestações que compõem a cultura Hip Hop proponho uma delimitação no campo musical, o Rap, que se popularizou a partir da década de 1990. Como linguagem musical, o Rap produzido pela primeira geração, ou em termos internos a primeira escola do Hip Hop (entre a década de 1980 e o final da década de 1990), possui algumas características.
Basicamente é constituído de três células rítmicas estáveis: bumbo (kick), caixa (snare) e chimbal (hi hat closed/open), que em conjunto formam a base, o beat, na qual se encaixam arranjos tocados ou sampleados4, efeitos e a voz. A composição parte da técnica do ¿bum clap' em oito tempos, em que o bumbo (Bum) tem acentuação nos 1º e 3º tempos e a caixa (Clap) nos 2º e 4º tempos. As rimas frequentemente se encaixam na cabeça do primeiro tempo de cada compasso quaternário. O rimar em cima da batida exige uma fluência eloquente, o denominado flow, ou simplesmente Levada. No ato de cantar é comum que o MC estenda a duração das vogais, e isso faz com que o discurso verbal ganhe ritmo.
Basicamente é constituído de três células rítmicas estáveis: bumbo (kick), caixa (snare) e chimbal (hi hat closed/open), que em conjunto formam a base, o beat, na qual se encaixam arranjos tocados ou sampleados4, efeitos e a voz. A composição parte da técnica do ¿bum clap' em oito tempos, em que o bumbo (Bum) tem acentuação nos 1º e 3º tempos e a caixa (Clap) nos 2º e 4º tempos. As rimas frequentemente se encaixam na cabeça do primeiro tempo de cada compasso quaternário. O rimar em cima da batida exige uma fluência eloquente, o denominado flow, ou simplesmente Levada. No ato de cantar é comum que o MC estenda a duração das vogais, e isso faz com que o discurso verbal ganhe ritmo.
Ao transformar a fala em canto, fixando o ritmo das sílabas, o artista dá ênfase ao anúncio, é o modo de dizer. Nesse modo, aliado a uma textura sonora sintética com particularidades que serão apresentadas no primeiro encontro do curso, encontram-se os temas, as agendas, que também serão discutidas e um segundo momento. Parte considerável do que está sendo comunicado, pós 1987, penetra nos ouvidos e indica tendências, no som e na palavra, em um novo paradigma de composição musical. Esse é o primeiro passo para entender a forma e o sentido que orientou o modus operandi da produção dos Raps paulistanos nos anos 1990 e objetivo geral do curso.
Primeiro encontro: Apresentação do curso
Exposição do contexto histórico do Hip Hop em sua fase inicial e sua expansão para o mundo, a partir do processo de mundialização da cultura mercadoria.
O Hip Hop em São Paulo: O fenômeno do Break Dance.
A batida carioca e a batida paulista: a formação do Rap e a tradição dos bailes blacks como referencia sonora.
Exposição do método analítico da forma do Rap: um passo a passo da leitura de música eletrônica.
Audição e análise das obras: "Sistemão" (Região Abissal - 1988); "Mind Power" (James Brown - 1971); "Power Fuerza" (Gueto Brother - 1968); "MIxtape. V.A" (Grandmaster Flowers - 1978).
Segundo encontro: Cultura x Gênero
A Era Collor: Contexto histórico social do início da década de 1990.
A Era Collor: Contexto histórico social do início da década de 1990.
O Mercado musical da década de 1990: O Rap na Indústria Hegemônica.
A agenda política contida nos discursos e na sonoridade: a popularização do Rap.
Audição e análise das obras: "Negro Limitado" (Racionais MCs - 1992); "Nós somos Pesados (Sistema Negro - 1994)"; "O Poder da Rima (Sistema Negro 1994)"; "Navio Negreiro (Consciência Humana - 1994); "157 nada especial" (Gabriel o Pensador - 1994); "Miami" (Região Abissal - 1992) e "Política" (Athalyba e A Firma - 1994).
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Crédito: Mumu Silva)
Data
01/07/2019 a 02/07/2019
Dias e Horários
Segunda e terça, 19h às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.
Local
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.
Valores
R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira
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