Atividades

historiador Manolo Florentino analisa o tráfico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro nos séculos XVIII e XIX

Em costas negras

Voltar para o início Em costas negras

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

Relançamento do livro "Em costas negras: uma história do tráfico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX)" do historiador Manolo Florentino, obra que trouxe uma grande contribuição para a historiografia brasileira ao formular uma nova interpretação sobre o tráfico atlântico de negros escravizados e aprofundar a análise social e econômica dessa atividade.

Com amplo domínio da bibliografia sobre o tema e uma extensa pesquisa de fontes documentais, o autor desvenda o tráfico negreiro para o Rio de Janeiro dos séculos XVIII e XIX enquanto operação de contínua oferta de mão de obra a baixo custo, mecanismo altamente lucrativo que transformou os mercadores de escravos na mais importante fração da elite brasileira, posição que lhes facultava influenciar decisivamente os destinos do Estado.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

 

Palestrantes

Manolo Florentino

Manolo Florentino

Professor do Instituto de História da UFRJ. Graduado em História pela UFF-RJ, Mestre um Estudos Africanos - El Colégio de México. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFF-RJ (1991).

Data

30/04/2016 a 30/04/2016

Dias e Horários

Sábado, 15h às 18h

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora