Em Obras: palestras performáticas
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Programa
Criado em 2015, Em obras é um ciclo de palestras performáticas do qual participam mulheres ligadas à literatura e às artes.
Acompanhada de seu arquivo – na forma de anotações, documentos, objetos, sons, fotos, vídeos –, cada participante trabalha em torno de uma pesquisa pessoal e apresenta uma obra em processo, em que se entrecruzam narrativa biográfica, criação ficcional e reflexão política.
Mais informações aqui.
A curadoria e direção é de Paloma Vidal e a concepção musical é de Nana Carneiro da Cunha.
10/5
Deutsches Requiem
Brasil 2018/ Alemanha 1930. Uma série de motivos pessoais e profissionais levam a narradora a mergulhar no ambiente intelectual da Alemanha dos anos 30, indo atrás das cartas trocadas entre Benjamin, Auerbach, Adorno, Brecht e Scholem. No meio do bulício do momento pré-eleitoral no Brasil, entre milhares de mensagens trocadas com colegas e amigos, o passado familiar alemão começa a adquirir novas significações e suscitar novas perguntas.
Com Diana Klinger.
Branca de neve
Nesta performance, duas histórias (“A pele” e “A neve”) se cruzam tendo como gatilho a inesperada neve que caiu sobre Porto Alegre em 1984, fenômeno atmosférico que aconteceu precisamente no momento de início da redemocratização do Brasil, depois de anos de uma ditadura civil-militar, quando multidões saíram às ruas para pedir eleições diretas.
Com Veronica Stigger.
17/5
Uma mulher: inconfidências
Uma mulher narra a experiência de viver a infância e a adolescência em Ouro Preto (MG) e os cruzamentos violentos e insurgentes entre sexo e religião, história coletiva e autobiografia, memória e escrita.
Com Flávia Péret.
Uma exposição
Uma mulher de 40 anos revisita a família e o processo de preparação dos alimentos, o trato das carnes, para uma grande festa. Entre as imagens da infância e do presente, ela se coloca simbolicamente no lugar do animal sacrificado.
Com Ieda Magri.
24/5
Sobre fazer um filme
Nesta performance, Elisa Pessoa conta o processo de construção de um projeto de filme, seu primeiro longa-metragem, “Andriele”, um documentário experimental sobre o cotidiano de uma adolescente e seu desejo de sair do campo, onde mora, para a zona urbana da cidade de Dom Pedrito, RS. Expõe questões em relação à escrita do projeto para um edital do governo, a legitimidade de fazê-lo, a relação que o filme tem com a partida de sua filha para a Europa. O que determina o desejo dessas duas gurias?
Com Elisa Pessoa.
Não ver
Outubro de 2018. É véspera de eleições presidenciais e Ilana se muda para Brasília com sua família. O apartamento alugado está um caos e o faz-tudo contratado empreende um verdadeiro desastre no piso. Em sua foto de whatsapp ele pousa com a camiseta de um dos candidatos diante da urna eletrônica. Ela deixa-lhe uma mensagem indignada. Ele retruca em tom de ameaça. Na data da eleição, um domingo de sol ofuscante, a filha de Ilana faz sete meses e o chão parece ruir. O que será que vamos ver?
Com Ilana Feldman.
Stabat Mater – Prolegôminos
“Stabat Mater” é o nome de um artigo de 1976 de Julia Kristeva cuja tradução é "A mãe lá estava". Depois do processo criativo que durou quase 7 anos de um espetáculo autobiográfico sobre seu pai, Janaina Leite se pergunta onde esteve a “mãe” durante esse tempo todo.
Com Janaina Leite.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Elisa Pessoa)
Palestrantes

Diana Klinger
Professora de Teoria da Literatura da Universidade Federal Fluminense. Formou-se em Letras na Universidade de Buenos Aires e fez Doutorado em Literatura Comparada na UERJ. Publicou, entre outros, os livros Literatura e ética, da forma para a força (Rocco, 2014) e Escritas de si, escritas do outro. O retorno do autor e a virada etnográfica (7Letras, 2012). Coordena, junto com Celia Pedrosa, o Grupo de Pesquisa do CNPq Pensamento Teórico-crítico sobre o contemporâneo. É pesquisadora do Cnpq e recebeu a bolsa da Faperj Jovem Cientista de Nosso Estado.
(Foto: Marcio Melges)

Elisa Pessoa
Artista carioca, se formou em pedagogia e em Artes visuais na Université de Paris VIII. Iniciou seu trabalho com fotografia e filmes super8 nos anos 90. Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas, trabalhando especialmente com instalações site specific. Desde que se mudou em 2017 para a zona rural de Dom Pedrito, RS, vem se dedicando a "retratar" a região, como em "tempo de duração" (instalação, Funarte SP 2017),¿¿"a cerca da terra" (Itaú cultural, SP, 2019) e o filme "céu aberto" (2021).
(Foto: Acervo Pessoal)

Flávia Péret
Escritora, professora e pesquisadora feminista.¿ Interessa-se pelas aproximações entre memória individual e¿coletiva, escrita e voz, texto e performatividade. É mestre em Teoria da Literatura pela UFMG e Doutora em Educação, também pela UFMG. Produz trabalhos que desdobram a experiência literária em diferentes plataformas, como a rua, o livro objeto e sites de escrita algorítmica.Instruções para montar mapas, cidades e quebra-cabeças¿é seu mais recente livro. Vive e trabalha em Belo Horizonte.
(Foto: Tatiana Bicalho)

Ieda Magri
Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora de Teoria da Literatura da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É autora dos romances Uma exposição (Relicário, 2021), Ninguém (7Letras, 2016), Olhos de bicho (Rocco, 2013),Tinha uma coisa aqui (7Letras, 2007) e do ensaio O nervo exposto: João Antônio, experiência e literatura(Lume, 2013).
(Foto: Francisco Kochen)

Ilana Feldman
Professora na Escola de Comunicação da UFRJ. Pesquisadora, ensaísta e curadora independente, tem pós-doutorado em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP e pós-doutorado em Teoria Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. É doutora em cinema pela ECA-USP, com passagem pelo Departamento de Filosofia, Artes e Estética da Universidade Paris 8.
(Foto: Acervo Pessoal)

Nana Carneiro da Cunha
Compositora, cantora, multi-instrumentista, atriz, mestre¿em¿Música pela UNI-Rio e¿ceramista. No teatro, colaborou com diversos diretores e companhias entre eles o Teatro Oficina Uzyna Uzona (SP), a¿Cia dos Prazeres (RJ) e a Mundana Companhia (SP). Protagonizou o espetáculo multimídia Aplique de Carne, contemplado pelo edital da FUNARTE para artes visuais¿em¿2013 e hoje coordena o Projeto LAMA, com foco na formação de jovens¿em¿situação de vulnerabilidade social nos saberes e técnicas de um ateliê de cerâmica.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
10/05/2019 a 25/05/2019
Dias e Horários
10 a 24/5, sextas, das 20h às 21h30.
11 a 25/5, sábados, das 14h às 18h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Abril, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.