Atividades

Encontro de coletivos para fomentar uma sociedade mais ativa

Curso On-Line
Encontro da "Redes" Vidas Ativas 5ª ed - A produção de saúde na produção do mundo

Voltar para o início Encontro da "Redes" Vidas Ativas 5ª ed - A produção de saúde na produção do mundo

Programa

Encontro ON-LINE aberto a pesquisadores e profissionais de áreas que fomentam uma sociedade mais ativa, para a troca de experiências e desenvolvimento de conexões que possam impactar políticas públicas e/ou contribuir com organizações da sociedade civil.

Nesta edição especial, acontecerá a palestra ON-LINE em que será abordado o conceito de "produção de saúde", ressaltando em que medida ele implica num modo singular de problematizar as relações entre saúde e cultura. Para isso, serão apresentados dois conceitos filosóficos importantes para se pensar as relações entre saúde, vida e modos de vida: o conceito de "normatividade vital", estabelecido por Canguilhem, e o conceito de "conatus", que encontramos no pensamento de Espinosa.

É na reelaboração criativa desses dois conceitos e, particularmente, a partir do pensamento espinosano, que será dada a noção de produção de saúde e, junto com ela, um dado campo problemático para se pensar as relações saúde/cultura.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% on-line. Ao término, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Ricardo Rodrigues Teixeira

Ricardo Rodrigues Teixeira

Médico sanitarista, graduado pela UFRJ, doutor em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP, professor doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, coordenador da Diretoria Saúde Mental e Bem-Estar Social da Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

14/07/2022 a 14/07/2022

Dias e Horários

Quinta, 10h às 12h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 28/6, até o dia 12/7.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma On-line ou web navegador de sua preferência.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora