Encontros Antropófagos
Voltar para o início
Programa
O conceito de Antropofagia, elaborado por Oswald de Andrade em 1928, é de imensa importância para a cultura brasileira, abarcando desde o ritual dos índios Tupinambás antes da colonização, até as revoluções digitais da atualidade. Por essa razão, celebramos os 90 anos do Manifesto Antropófago realizando os ENCONTROS ANTROPÓFAGOS com um elenco multidisciplinar de artistas e intelectuais como Alexandre Nodari, Beatriz Azevedo, José Miguel Wisnik, Marcia Tiburi, Fernanda Diamant, e outros.
Inspirado pela tela Abaporu, que Oswald ganhou de Tarsila do Amaral (sua esposa à época) no dia de seu aniversário, o escritor criou um Manifesto que iria influenciar pensadores e movimentos artísticos no Brasil e no mundo, entre eles a Revista de Antropofagia, a Tropicália, o Manguebit, o cinema de Glauber Rocha, a arte de Hélio Oiticica, o Teatro Oficina de Zé Celso Martinez Correa, e outros.
11/12 terça-feira
Aula 19h às 20h
A performatividade do Manifesto Antropófago.
Com Beatriz Azevedo.
Encontro 20h às 21h30
Beatriz Azevedo e José Miguel Wisnik.
Mediação de Fernanda Diamant.
12/12 quarta-feira
Aula 19h às 20h
A performatividade do Manifesto Antropófago.
No curso será abordado o caráter performático da linguagem do Manifesto Antropófago, suas linhas de força, suas referências e conceitos, estabelecendo articulações com movimentos artísticos brasileiros como a Tropicália e o Teatro Oficina.
Com Beatriz Azevedo.
13/12 quinta-feira
Pocket Show 19h às 20h
Nhac, poemas e canções antroPOPhágicas.
Em uma única mordida, com voz de atriz e coração de poeta, Beatriz Azevedo devora poemas de Oswald de Andrade, Hilda Hilst e Raul Bopp, canta composições gravadas ao vivo no Lincoln Center, no seu disco antroPOPhagia ao vivo em Nova York (Biscoito Fino), além de apresentar repertório original e inédito que estará no próximo disco.
Com Beatriz Azevedo e músicos.
Encontro 20h às 21h30
Alexandre Nodari e Marcia Tiburi.
Mediação de Franciele Laura.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Ilustração: Tunga, feito para o livro Antropofagia Palimpsesto Selvagem)
Palestrantes

Alexandre Nodari
Professor de literatura e filosofia na UFPR e fundador do species - núcleo de antropologia especulativa.
(Foto: Acervo Pessoal)

Beatriz Azevedo
Poeta, compositora, dramaturga, atriz, encenadora e multiartista. É Visiting Scholar na Tisch Arts New York University e Membre Associé du Centre de Recherches Sur Les Pays Lusophones na Sorbonne Nouvelle, em Paris.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Diamant
Curadora da Flip e editora da Quatro Cinco Um, a revista dos livros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Franciele Laura
Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui graduação na mesma área pelo Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcia Tiburi
Escritora, professora de filosofia, pesquisadora de estética, política e feminismo. É autora de Mundo em disputa - design de mundo e distopia naturalizada (Civilização Brasileira, 2024) e Pop Filosofia (SESC, Nós, 2024).
(Foto de Fernando Rabelo)
Data
11/12/2018 a 13/12/2018
Dias e Horários
Terça a Quinta, 19h às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de Novembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.