Atividades

Caminhos e impasses do pensamento crítico brasileiro

Cursos On-Line
Enigma Brasil

Voltar para o início Enigma Brasil

Programa

O curso on-line "Enigma Brasil" dividido em quatro encontros irá tratar de alguns momentos-chave do pensamento crítico brasileiro. Partindo dos principais conceitos e temas propostos por cada autor selecionado, discutiremos o que eles podem nos dizer sobre o tempo presente.
 
A proposta é trabalhar com autores já considerados clássicos, como Roberto Schwarz e Antonio Candido, rompendo essa aura de clássico para entender a radicalidade de suas propostas. Também recuperaremos textos que foram parar na lata de lixo da história, como o “Minimanual do guerrilheiro urbano”, de Carlos Marighella, para pensarmos propostas de interpretação do Brasil que ficaram pelo caminho.

E, finalmente, um olhar para quem está arriscando pensar o país no calor dos acontecimentos, como Tales Ab’Sáber e Ricardo Lísias.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 30/7, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Tiago Ferro

Tiago Ferro

Crítico e romancista, é mestre em história social pela Universidade de São Paulo. Atualmente pesquisa a obra do crítico literário Roberto Schwarz no programa de doutorado da mesma universidade.
O pai da menina morta, seu romance de estreia, venceu o Prêmio Jabuti 2019 categoria romance e o Prêmio São Paulo de Literatura 2019 categoria romance de estreia.
(Foto: Mira Cervino)

Bibliografia

"Dialética da malandragem", de Antonio Candido. In: O discurso e a cidade (Ouro Sobre Azul)
"Cultura e política 1964-1969", de Roberto Schwarz. In: As ideias fora do lugar (Companhia das Letras)
Lulismo, carisma pop e cultura anticrítica, de Tales Ab'Sáber. (Hedra)
"Minimanual do guerrilheiro urbano", de Carlos Marighella.
Diário da catástrofe: Ano 1, de Ricardo Lísias

Data

05/08/2020 a 14/08/2020

Dias e Horários

Quartas e Sextas, 10h30 às 12h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores