Atividades

Reflexões sobre o Programa de Orientação de Projetos em Artes Visuais do Centro de Pesquisa e Formação

Curso Presencial
Ensino e aprendizagem policêntricas nas artes visuais

Voltar para o início Ensino e aprendizagem policêntricas nas artes visuais

Programa

Realizado como ação programática no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc o Programa de Orientação de Projetos em Artes Visuais pensado inicialmente como atividade presencial foi adaptado para o on-line devido o contexto pandêmico e, posteriormente, passa a ser realizado no digital. Este debate se faz a partir da pesquisa "Ensino e aprendizagem policêntricas nas artes visuais: expressões de existências no digital" realizada com trabalho de pós-doutoramento de Gustavo Torrezan.

A intenção do encontro é analisar os aspectos conceituais, teóricos e práticos da prática do ensino e aprendizagem de arte contemporânea ressaltando ideias sobre comunidade de aprendizagem, diferença sem separabilidade, produção partilhada de conhecimento comum, experimentação, exercício de ação cultural, territorialidade e ambiência no digital quanto ao fomento de processos educativos a partir de novos contextos, realidades e meios sociotécnicos.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Valquíria Prates 

Valquíria Prates 

Educadora, pesquisadora e curadora. Doutora em Arte e Educação pela Unesp. Coordenou projetos educativos e elaborou materiais didáticos relacionando educação e arte para diversas instituições, museus e editoras. Atualmente é curadora do IA Ouro Preto (Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto), consultora de Artes Visuais e Educação no Sesc Polo Sociocultural Paraty e colaboradora de pesquisa em mediação cultural no Instituto Usiminas. Sua pesquisa foca nas realizações do fazer junto entre a arte, a educação e a mediação cultural.
(Foto: Acervo Pessoal)

Alípio Casali

Alípio Casali

Filósofo e educador. Professor titular do Departamento de Fundamentos da Educação. Docente e pesquisador da Pós-Graduação em Educação da PUC-SP, com pós-doutorado pela Universidade de Paris. Doutor e mestre em Educação pela PUC-SP e graduado em Filosofia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lilian L'Abbate Kelian

Lilian L'Abbate Kelian

Educadora. Formadora de profissionais da educação e coordenadora de projetos. Foi responsável junto com Helena Freire Weffort pela concepção do Projeto Educativo da 33ª Bienal de São Paulo. Sua pesquisa está focada na educação democrática.
(Foto: Danilo Ramos)

Fernando Almeida

Fernando Almeida

É filosofo e educador. Doutor em Filosofia da educação pela PUC-SP e pós-doutorado na área da Tecnologias da Educação, pelo CNPq/CNRS, em Lyon-FR. Foi secretário da Educação do município de São Paulo, vice-reitor da PUC-SP. Atualmente é professor titular do curso de pós-graduação em educação: currículo, na PUC-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mônica Hoff

Mônica Hoff

Artista, curadora, pesquisadora e educadora. Doutora em processos artísticos contemporâneos na UDESC. Coordenou projeto pedagógico da Bienal do Mercosul e de outras instituições e exposições. Sua pesquisa intersecciona educação e pedagogias radicais com práticas artísticas.
(Foto: JaCa)

Andrea de Araújo Nogueira

Andrea de Araújo Nogueira

Historiadora pela USP. Mestre em Artes Visuais pela Unesp - IA e Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA USP. Gerente do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Integra como Pesquisadora Colaboradora o grupo "As narrativas históricas e a polifonia da linguagem humorística brasileira (1930-1960)" com o estudo sobre a produção de Hilde Weber (1913-1994).
(Foto: Acervo Pessoal)

Gustavo Torrezan

Gustavo Torrezan

Artista plástico, pesquisador, educador. Graduado em Artes Plásticas, mestre em Educação e doutor em Poéticas Visuais pela Unicamp. Pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
(Foto: Dino Moura)

Data

31/08/2022 a 31/08/2022

Dias e Horários

Quarta, 19h às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/7, até o dia 29/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora